Bloguear 4

Iniciando a coluna quero agradecer as manifestações de carinho dos amigos pela passagem do meu aniversário. Ao mesmo tempo a coluna de hoje volta a bater na tecla de sempre, para revolta de alguns e desgosto de poucos, mas eu explico. Recebemos informações diariamente sobre o que rola nos bastidores da política local e nosso dever é comentá-los sempre que surgirem.

Idêntico

O Presidente da FIFA – Federation International Football Association, Joseph Blatter, anunciou que irá renunciar num prazo não especificado, devido as denúncias de corrupção que culminaram com a prisão de vários dirigentes da entidade.

PréDatada

Eu já ouvi esse papo por aí……..ou eu estaria enganado?????

Ligação

Por um acaso Blatter teria vindo passear em Caraguá ou seria amigo íntimo do nosso Todo Poderoso???

Referência

Essa é a prova de que Caraguá está se tornando referência na política, seja como modelo de administração, seja como modelo de piada administrativa.

Bronca 1

O advogado José Luis das Neves publicou no seu Blog denúncia contra o Prefeito Antonio Carlos, relacionado com IPTU e a concessionária de sua propriedade. O assunto versa sobre cancelamento de dívida para com o imposto.

 

Bronca 2

O mesmo advogado publicou outra denúncia, desta vez relacionada a compra de uma área para posterior desapropriação vinculada ao Programa Minha Casa, Minha Vida.

Cassação

Finalizando o advogado preparou petição solicitando da Câmara a instauração de Comissão Processante para analisar estes como outros fatos, resultando na cassação dos direitos políticos do Chefe do Executivo. Obviamente o documento foi rejeitado pela maioria dos Vereadores.

Prosseguimento

José Luis das Neves promete seguir com o trâmite jurídico, encaminhando a petição, com o resultado da Câmara para o Ministério Público analisar o fato.

Forte

E são fortes os comentários de analistas políticos, que contradizem as informações postadas nesta coluna, sobre a força de Neto Bota dentro do PSDB e como pretenso candidato a Prefeito. Há quem diga que o mocinho tem uma certa força.

Apoio

A força de Neto Bota teria origem nas eleições de 2014, quando conquistou muitos votos para o Deputado Carlos Sampaio, da região de Campinas, que o levou a reeleição.

Oposição

Carlos Sampaio tem se mostrado como a principal voz de oposição ao Governo Federal, combatendo o Governo Dilma Rousseff.

Governador

Há quem diga         que Sampaio será o candidato indicado pelo Governador Geraldo Alckmin para sua sucessão em 2018.

Ordem

De alguns corredores vem a afirmação de que Antonio Carlos seria “seduzido” a indicar Neto Bota, graças a votação conquistada por ele para Carlos Sampaio, com a indicação vindo através de uma espécie de “indicação” do Diretório Estadual.

Engano

Ledo engano. Quem conhece o Diretório Municipal dos Tucanos, quem convive em Caraguatatuba e tem experiência na política local, sabe que a indicação a Prefeito virá apenas e tão somente de Antonio Carlos da Silva e que nenhuma outra força ou grau de hierarquia política irá interferir na escolha.

História

Quem viveu em 1996 sabe do que estou falando. Antonio Carlos queria Aguilar como vice na sua chapa para Prefeito e o Diretório queria chapa Tucana Pura, com Arlindo Nakane. O imbróglio durou apenas uma semana, ou melhor, o tempo deste repórter aqui falar com o Presidente do Diretório Estadual Tucano, Deputado Estadual José Aparecido, que disse a célebre frase: “O que o Antonio Carlos fizer, está feito, eu assino embaixo!!!”.

Baixa

Estas informações mostram que o ex-Presidente da Câmara está com a moral baixa e sem força alguma dentro do ninho Tucano, com as suas intenções de sair candidato abençoado pelo Prefeito sendo a menor chance dentre as demais.

Fora

Ao mesmo tempo, sair da legenda Tucana e enveredar por outro partido para tentar a Prefeitura é o mesmo que tentar suicídio político ou se jogar na frente de um caminhão palanque.

Buscar

Essa chegou na hora de fechar a coluna. Pelo que consta o Médico José Ernesto está hoje em Campinas, a procura de legendas que engrossem a sua intenção de sair candidato a Prefeito de Caraguatatuba.

Dúvida

Não se sabe se esta busca visa fortalecer as intenções de sair sozinho ou a intenção é de mostrar volume, peso e força, como forma de convencer Antonio Carlos a indicá-lo.

Voto

Estas chegaram pelas redes sociais. A Câmara Federal mantêm o Voto Obrigatório nas eleições, pois o voto facultativo, no pensamento dos Parlamentares, representaria um menor número de opiniões nas urnas.

Reelege

Foi mantida a reeleição para Deputados Estaduais, Federais e Distritais, Senadores e Vereadores, ou seja, favorecendo os cargos do Legislativo.

Elege

Com direito a apenas uma eleição os cargos de Prefeito, Governador e Presidente da República.

Mandato 1

Segundo aprovação, o atual mandato termina em 2016 com eleição e posse para os eleitos em 2017 até o ano de 2020.

Mandato 2

Já o mandato de 2021 termina em 2025, ou seja, a partir deste o tempo dos governantes e eleitos será de 5 anos.