Bolsonaro vence, Rodrigo perde e Litoral não elege Deputado

As Eleições Gerais 2022 em primeiro turno transcorreram em total tranquilidade nas cidades do Litoral Norte. Não houve registro de ocorrências graves a porcentagem de Brancos, Nulos e Abstenções foi na casa de 20% e o resultado não assustou a classe política da cidade, com exceção da derrota do Governador Rodrigo Garcia. Quanto aos cargos Legislativos, mesmo com votações elevadas o Litoral Norte não elegeu nenhum candidato a Deputado Federal ou Estadual.

Os mais de 300 mil votos das quatro cidades do Litoral Norte não modificaram o seu voto se comparado as Eleições de 2018, com exceção da derrota do Governador Rodrigo Garcia e do candidato a Senador, Edson Aparecido, que era apoiado por ele.

Foram anotadas a vitória do Presidente Jair Bolsonaro, do Governador Tarcísio e do Senador Astronauta Marcos Pontes. Dos 15 candidatos a Deputado Estadual e Federal com domicílio eleitoral na região ou ligados ao Litoral Norte, foram registrados resultados com um grande número de votos, porém estes candidatos não conseguiram o número mínimo para uma vaga, seja na Assembléia Legislativa na capital ou em Brasília, na Câmara dos Deputados.

Os problemas e casos ocorridos estavam dentro da margem de erro calculada previamente pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral – e pelo TRE – Tribunal Regional Eleitoral – respectivamente sediados em Brasília e na capital do estado.

Houve registro da falta de Mesários, Urnas travadas, problemas na Biometria, na apresentação do E-Título, desativado pelo TSE, a troca de quatro Urnas e a sujeira eleitoral, provocada por alguns Cabos Eleitorais em alguns locais de Votação espalhados pela cidade.

Os destaques para o dia de Votação ficaram pela distribuição de Santinhos do candidato a Deputado Estadual Antonio Carlos da Silva com o número errado. O número correto do candidato era 10910 e o Santinho falso continha o número 10190. A Seção Eleitoral de número 14, localizado no Colégio Módulo foi a que mais apresentou demora para votação dos nela inscritos. Devido ao grande número de idosos e problemas na Biometria as filas ultrapassaram os limites do prédio e a demora ultrapassava os 60 minutos. Três Cabos Eleitorais foram presos no Jardim Califórnia, nos arredores do centro da cidade, pela prática de Boca de Urna e levados para a Delegacia de Polícia.

A prisão dos Cabos Eleitorais praticando Boca de Urna foi o único fato policial que feriu a Lei Eleitoral, pois até às 11 horas de ontem o Juiz Eleitoral, Júlio Branchini declarava a Rádio Caraguá FM que a tranquilidade reinava durante o pleito em toda a cidade. Estranhamente ouviu-se o espocar de Rojões nos arredores do centro da cidade no período da manhã e da tarde, sem uma definição exata do local e tão pouco a razão para o lançamento destes fogos de artifício.

Ainda sobre o Colégio Módulo, local visitado pela Reportagem do Blog Contra & Verso ontem o tempo médio para votação era de 54 segundos. Houve quatro medições; 44 segundos, 48 segundos, 56 segundos e 67 segundos. Funcionários do TRE destacados para o auxílio e recolha das Justificativas haviam recebido mais de 100 unidades destes pedidos, ressaltando que o movimento foi intenso na escola desde as oito da manhã, com redução por volta das 14 horas. Quase a totalidade do Eleitorado levou a sua Cola Eleitoral para o voto, visto que as Eleições Gerais deste ano elegeriam cinco cargos diferentes; Presidente, Senador, Governador, Deputado Estadual e Federal.

Quanto a apuração, que terminou por volta das 23 horas foram mais votados o Presidente Bolsonaro, Tarcísio de Freitas para o Governo Estadual e Marcos Pontes para o Senado. Nenhum dos candidatos a Deputado Federal ou Estadual, com Domicílio Eleitoral ou ligados ao Litoral Norte, mesmo apresentando grande votações, não conseguiram votos o bastante para se elegerem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo