A Política é uma arte, uma Ciência de várias vertentes, para pessoas, grupos, ideologias, estilos e maneiras para governar e administrar. É necessário que os conceitos mais simples e básicos da Política sejam inseridos aos mais jovens, para o bem da Sociedade Civil, a estabilidade de uma nação e o desenvolvimento dos municípios. É nesta linha de pensamento que a Câmara de Caraguatatuba reativa o Programa Jovem Legislador, que culminou com a criação da Câmara Jovem.

Nascida em 2009, durante a 15ª Legislatura sob a presidência do ex-Vereador Omar Kazon, através do Decreto Legislativo 179 os primeiros Jovens Legisladores tomaram posse em Setembro do mesmo ano. Por questões diversas o programa foi paralisado e só retornou na primeira gestão do Vereador Tato Aguilar, no Biênio 2017/2018, com a composição na época de 12 meninas e apenas três meninos e tendo Bianca Santos como Presidente.

No momento o Legislativo local prepara o retorno da Câmara Jovem, como forma de reativar e manter o objetivo do projeto, que visa entronizar a Política nos mais jovens, nos futuros governantes e gerentes deste país.

Como dissemos a Política é uma arte variada e em especial, nos países Latinos, mais especificamente no Brasil é hour concur, diferenciada, merecedora de estudos e análises mais profundas.

Dominado por grupos, que praticavam o Curral Eleitoral, pelos Coronéis que faziam política na base do medo e da opressão, das ideias Socialistas, Capitalistas, Comunistas, da Democracia Social, a Política Brasileira teve até a sua versão “Café com Leite”, quando políticos Paulistas e Mineiros se alternavam no poder, o que fez nascer Ditaduras como a de Getúlio Vargas nos anos 1930 e dos Militares, nos anos 1960.

Atualmente existe uma corrente que prega a Nova Política, quando o jogo de ideias, ideais, ideologias, sistemas de governo visando a coletividade e políticos que pensam mais no seu eleitorado do que em proveito próprio.

A Câmara Jovem tem por base a inscrição das escolas estaduais, municipais e particulares no Programa Jovem Legislador, onde os alunos interessados se candidatam e concorrem entre seus colegas. Os vencedores conseguem a vaga na Câmara Jovem e aprendem todos os detalhes técnicos e administrativos de como ser um Vereador.

Com isso o jovem de hoje se prepara ainda mais e melhor para no futuro concorrer a um cargo público e não apenas isso, mas conhecendo toda engrenagem da Administração Pública, tendo estrutura para viver e orientar sobre uma cidade e ser um cidadão melhor. Aprendendo desde cedo os Jovens Legisladores serão naturalmente os difusores dos conceitos da Nova Política, um encaminhamento que formará as novas gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *