Assim como o Blog Contra & Verso divulgou com exclusividade o contingente de Policiais Militares da Operação Verão 2019/2020 no Litoral Norte, hoje abordamos a chegada dos policiais em nossa região. São 612 Policiais distribuídos pelas quatro cidades da região a partir de hoje. O reforço no policiamento é necessário devido ao aumento no número de turistas que vem aproveitar as praias do Litoral Norte na principal e mais famosa temporada do ano.

Os policiais chegaram e já se dirigiram para as cidades onde atuarão durante o período mais efervescente do Verão. Em Caraguatatuba, sede do 20º BPM/I – Batalhão de Polícia Militar do Interior a solenidade ocorreu na Praça da Cultura, na avenida da praia no centro da cidade.

Estiveram presentes o Tenente-Coronel César Eduardo Ferreira, Comandante do 20º BPM/I, o Coronel Eduardo Stanellis, Comandante do CPI-1 – Comando de Policiamento 1 – Interior, representando a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, o Comandante da 2ª Cia. do 20º BPM/I, Capitão Luiz Fernando, o Prefeito José Pereira de Aguilar Júnior e seu Vice, Eugênio de Campos Júnior, o Presidente da Câmara, Francisco Carlos Marcelino, o Delegado Gilberto da Polícia Federal em São Sebastião, além de outras autoridades civis e militares.

A Operação Verão 2019/2020 que trará o reforço no policiamento para o Litoral Norte começa hoje e termina em dois de fevereiro de 2020, dias antes do Carnaval, quando outro contingente, certamente menor, estará presente para os quatro dias de folia.

A distribuição dos policiais obedecerá os seguintes números; 222 policiais em Caraguatatuba, que é a sede do Batalhão, 181 para Ubatuba, 161 em São Sebastião e 74 em Ilhabela, além de 83 Viaturas de apoio. Os policiais ficarão hospedados na sede da 3ª Cia do 20º em Ubatuba, na rede hoteleira em São Sebastião e Ilhabela e numa Colônia de Férias em Caraguatatuba.

Não se tem o número total de Policiais Femininas, mas sabe-se que o Reforço será uma mescla de policiais recém-formados com já experientes na função. Além da Infantaria, virão para o reforço quatro Bombeiros Militares para o Salvamar, além dos 24 contratados temporariamente pela Prefeitura. O policiamento Rodoviário terá mais 16 patrulheiros além da vinda de unidades TOR – Tático Ostensivo Rodoviário. A Atividade Delegada continuará com as suas 26 vagas. A Polícia Ambiental não terá reforço durante o Verão e até o fechamento deste texto não recebemos os números do reforço da Polícia Civil, apenas a vinda de uma equipe da Polícia Científica. Quanto aos Bombeiros do Combate a Incêndio o reforço ficou assim distribuído; 16 para Ubatuba e São Sebastião, 10 para Caraguatatuba e 14 para Ilhabela, totalizando 56 militares, além de diversas viaturas de apoio.

Segundo o Coronel Stanellis estarão na região equipe do BAEP – Batalhão de Ações Especiais de Polícia e o Helicóptero Águia, do Grupamento Aéreo, que ficará em Caraguá. Unidades do Trânsito dependem do comando na capital e a Rota – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar poderão vir caso seja necessário. Outra unidade que ainda não está confirmada a vinda é a do Caminhão de Monitoramento por Câmeras. A unidade de Cavalaria não está confirmada a vinda.

O reforço no policiamento é realizado durante o Verão na região, por ser a mais movimentada das estações do ano, quando o número de turistas e veranistas ultrapassa em até cinco vezes o número de habitantes. Durante o período nos últimos anos, graças ao reforço, os índices de criminalidade sofreram drástica redução, deixando as cidades do Litoral Norte mais tranquilas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *