Como funciona o App Celular Seguro, criado pelo Governo Federal para combater os roubos e furtos de Smartphones

* Marcio Luis

 

Fala meus queridos fãs de tecnologia, como estão? Espero que muito bem.

Com o aumento dos crimes de furto e roubo de smartphones em 16,6% em comparação à 2022, faz-se necessário que estejamos mais protegidos quanto a este tipo de situação.

Para isto, o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou o aplicativo Celular Seguro, que vai permitir o bloqueio imediato da sua linha e do seu aparelho.

Quando você fizer o bloqueio, imediatamente as operadores e bancos são notificados, bloqueando os acessos. Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta: “Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem ássa por furto ou roubo”.

Como vai funcionar o Aplicativo Celular Seguro?

O aplicativo tem como objetivo ajudar a proteger você caso tenha seu smartphone roubado, furtado ou perdido. Para fazer isso, ele trabalha em parceria com o governo e várias instituições, como a Anatel, a Febraban e bancos como Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco.

Quando algo acontece com seu celular, você pode usar o aplicativo para enviar um alerta, e isso faz com que o chip seja bloqueado imediatamente. No entanto, mesmo usando o aplicativo, é importante que você também entre em contato com a polícia, sua operadora de celular e os bancos. Isso ajuda a evitar problemas maiores.

Como cadastrar no Celular Seguro

Acesse a plataforma Celular Seguro através do link https://celularseguro.mj.gov.br – é preciso usar o login e senha cadastrados nas plataformas do governo federal, o conhecido gov.br;

Na tela inicial, clique em ‘Pessoa de Confiança’ e adicione os dados do contato que deverá receber informações em caso de roubo do seu celular;

Depois, volta para a tela inicial e clique em ‘Registrar Telefone’, e preencha com os seus dados, incluindo a marca e o modelo do aparelho, número e operadora.

O que fazer se meu celular for roubado?

Para acionar o alerta, basta entrar na plataforma e clicar na opção ‘Registrar Ocorrência’. É possível fazer o alerta tanto para o seu telefone quanto para o de pessoas de confiança.

Quais instituições receberão o alerta?

Por enquanto, o projeto foi lançado em parceria com algumas instituições, mas a proposta é que até fevereiro novos parceiros devem ser anunciados, incluindo Google, iFood, Uber, 99, Mercado Livre, Nubank, Zetta e Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Veja as instituições já cadastradas na plataforma:

Ministério da Justiça e Segurança Pública;

Anatel;

Febraban.

ABR Telecom;

Banco do Brasil;

Banco Inter;

Banco Pan;

Banco Safra;

Bradesco;

BTG Pactual;

Caixa;

Itaú;

Santander;

Sicoob;

Sicredi

XP Investimentos: interrupção do acesso aos seus aplicativos.

O que acontece com os celulares roubados?

Segundo o Governo Federal, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio. “Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou.

Você não está 100% seguro, mas com este aplicativo você conseguirá agilizar o bloqueio, evitando perdas. Nas próximas postagens darei mais dicas de como deixar seu aparelho mais seguro, de forma a evitar estes acontecimentos.

Bom meus queridos leitores, espero ter ajudado com mais um pouco de conhecimento de tecnologia para as vidas de vocês.

Até já.

 

 

*Marcio Luis – Engenheiro de Computação Pós-graduado com MBA em Gestão de Energias e Data Science pela Universidade Anhanguera, com mais de 18 anos de experiência em Governança em TI, Gestão de Projetos de TIC e implantações de redes de dados, comunicação, alarme e CFTV. Também atuando como Webdesigner, desenvolvendo websites e lojas virtuais para empresas de pequeno, médio e grande porte. Atual gestor do site Contra e Verso, sendo responsável pela nova diagramação do site, garantindo o funcionamento em qualquer dispositivo. Marido da Jenny Melo e pai da Annah, Thomas e Benjamin, um apaixonado por sua família e por tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo