O Prefeito Eleito Matheus Veneziani já está diplomado e irá assumir em 1º de Janeiro de 2025, numa cerimônia na Câmara Municipal. Você que está lendo este texto deve estar se perguntando, imaginando ou até sabe como ele iniciará a gestão e colocará o seu estilo de trabalho a frente do município pelos próximos 4 anos. O Blog Contra & Verso se adianta e faz um Spoiler sobre o que irá acontecer.
Antes de mais nada não espere que ele irá administrar a cidade sozinho. Ledo engano!!! No início o ex-Prefeito Antonio Carlos da Silva terá participação ativa e decisiva, com opiniões, orientação quanto a posicionamento e até ordens de forma direta de como agir nos primeiros dias e até meses da nova gestão.
Não se pode esquecer que além do pai, o Secretariado que Matheus irá empossar faz parte da velha guarda que atuou por vários anos nas gestões do ex-Prefeito e com base nisso, irão usar de experiência e bagagem adquirida neste período.
Certamente medidas drásticas serão tomadas, pois com base em informantes e nas declarações sobre a Transição, o cenário real e catastrófico, diga-se de passagem, só será conhecido a partir do dia 2 quando se iniciarem os trabalhos.
Uma primeira medida será o da paralisação imediata dos pagamentos de todos os contratos de obras e compras realizadas pela Prefeitura ao longo dos últimos meses, restabelecendo-se a via crucis após uma minuciosa análise e vistoria em cada um.
Um pente fino nos bancos e em todas as contas do Executivo será outra medida a ser adotada com certeza, pois será necessário saber quanto se tem em caixa e o pior, qual é o rombo, o saldo devedor.
Em seguida a nova Prefeitura deverá reformular o projeto do Refis e lança-lo de forma imediata e emergencial, obtendo todo e qualquer recurso para resolver, pelo menos de forma paliativa, o rombo de caixa que estava na ordem de R$ 211 Milhões.
As primeiras medidas emergenciais deverão recair sobre as Secretarias de Mobilidade Urbana, Saúde, Lixo, Serviços Públicos e Limpeza Urbana, pois Matheus irá assumir em plena temporada de Verão, quando deverão estar na cidade cerca de 800 mil pessoas ou ainda mais.
Não espere Shows e eventos gratuitos neste Verão 2024/2025, a não ser que algum patrocinador traga algum artista de última hora, o que é quase impossível, pois a agenda dos artistas é preparada com antecedência. Se analisarmos com profundidade, a temporada de Verão tem movimento por causa das belas praias e pelo sol que bronzeia Turistas e Veranistas, não necessitando de shows de artistas de renome nacional, podendo ser suprido pela apresentação dos grupos locais.
Para os próximos dias e meses aguarde medidas paliativas para iniciar o ano letivo e a compra de veículos e máquinas para as Secretarias Municipais, com ênfase nos Serviços Públicos e consequente anúncio e apresentação em praça pública como a primeira conquista municipal.
Espera-se que tudo comece a andar conforme o desejo de Matheus após 3 ou 6 meses de gestão. Algumas destas medidas podem não acontecer ou serão feitas não na ordem que compõem este texto, porém com certeza serão prioritárias.