Nivaldo com Olavo Topógrafo 173

 

Você tem uma casa, um sobrado ou até um apartamento. Talvez você tenha um terreno, comprado com o suor do seu trabalho ou herdado de seu pai ou mãe, não importa. Se você é proprietário ou está lendo este texto na sua casa, saiba que para você estar onde está, foi necessário o trabalho de um Topógrafo ou Agrimensor. Saiba agora um pouco deste trabalho muito importante e pouco reconhecido pela Sociedade.

Em suma, no Brasil o Topógrafo é o prático, auto Didata que aprendeu no dia a dia, sendo que o Agrimensor é formado em curso técnico. Já no exterior o Topógrafo é aquele que faz as medições mais apuradas, mais detalhadas, enquanto que o Agrimensor mede grandes áreas, que podem ser negociadas por inteiro ou posteriormente divididas em lotes, tornando-se um Loteamento.

Em todos os casos, a medição implica em citar o vizinho, a frente, a lateral e o fundo, a distância para com a rua ou rodovia e as coordenadas. A questão é tão minuciosa que no passado, com o velho Theodolito a diferença nas medidas era de até 3 metros e hoje, com os equipamentos digitais a diferença chega a 15 centímetros.

É bom lembrar que para medir é necessário inserir piquetes, ou seja, pequenos pedaços de madeira que irão proporcionar o verdadeiro tamanho da área em questão. Quanto aos vizinhos, é necessário dar o número do Incra (Inscrição Nacional no Cadastro de Reforma Agrária) ou o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O trabalho do Topógrafo ou Agrimensor é comumente usado em questões de duplicidade de propriedade ou invasão de área, pois com sua medição, questões que envolvem metros, centímetros ou quilômetros são facilmente resolvidas.

Uma equipe de Topografia ou Agrimensura geralmente é composta pelo técnico e 2 auxiliares e no trabalho, além da medição, estão incluídos o Memorial Descritivo e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). O trabalho geralmente leva 2 dias com equipamentos dotados de GPS (Global Position Sistem) e via Satélite.

Esse é o trabalho desenvolvido por profissionais como Olavo Topógrafo, de prioritário interesse para questões urbanas ou do campo, mas que poucos conhecem ou dão o devido valor.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *