O Blog Contra & Verso comemorou no dia 22 de Fevereiro o seu oitavo ano de criação, consolidando a sua posição como um dos melhores Veículos de Comunicação na Internet com Conteúdo no Litoral Norte de São Paulo. Os números são expressivos e retratam os altos e baixos do Mercado Editorial e Financeiro desde 2015. A nova plataforma, lançada recentemente deu uma aparência mais viva e mais leve, além de aumentar os espaços publicitários para um melhor benefício ao investimento dos anunciantes, além do aumento de renda para a subsistência do veículo.
O Blog Contra & Verso nasceu em Fevereiro de 2015 como uma opção no Mercado de Trabalho para o seu Editor Chefe e Fundador, o Jornalista Especialista – Pós Graduado – Pedro Monte-Mór, formado na Unitau – Universidade de Taubaté – pela 5ª Turma de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, em 1986 e Pós-Graduado em 2005 em Marketing, Comunicação Integrada e Assessoria de Imprensa.
Baseando inicialmente a linha Editorial nos textos políticos o Blog foi se aprimorando ao longo dos anos, preparando uma base para se estruturar como um Veículo de Comunicação com conteúdo. Além dos textos elaborados pelo Editor Chefe a fase inicial contou com Vídeos de Filmes e Seriados antigos, bem como uma novidade; a Editoria de Gastronomia, com Críticas sobre os estabelecimentos de Culinária na cidade.
Em 2017 o Blog alcançou o seu auge em Visualizações e Visitas, mostrando a que veio e conquistando o seu devido espaço no Mercado Editorial do Litoral Norte, porém a ascendência foi momentânea, visto que do ano seguinte, 2018, até 2021, o mundo foi assolado pela Pandemia, causando queda na parte Financeira e aliado ao momento político nacional, o aumento do Discurso de Ódio, o que gerou mudanças na Linha Editorial e a captação de recursos para consolidar o Blog como um Veículo de Conteúdo.
Em 2021 o Blog Contra & Verso iniciou a sua segunda fase de Modernização, incluindo Conteúdo através de Colunistas de diversos assuntos, modificando em partes a sua linha Editorial, trazendo um mix de informações para os seus leitores, seguidores e críticos.
Ao longo destes últimos 24 meses, incluídos nos oito anos de criação, tivemos Colunistas que abordaram a vida e os costumes em Portugal e sobre a Milenar Arte Marcial do Caratê, uma Colunista que escreveu sobre o Universo Feminino e uma terceira coluna que contaria a história de vida de um Dependente de Drogas. Os dois primeiros colunistas deixaram o Blog por problemas particulares e o terceiro não chegou a iniciar, sendo assumido pelo Editor Chefe, que até o momento já escreveu 14 capítulos sobre esta história.
Ainda em 2021 e no ano passado, novos colunistas assumiram posto no Contra & Verso; Stefan Massinger iniciou escrevendo sobre Vinhos e agora, alterna o assunto com Negócios e Empreendedorismo, Bea Moreira é a nossa Colunista Premiada com suas Poesias, A Advogada Maíza Gaspar escreve sobre Experiências de Viagens e Vida, com uma visão holística e diferenciada sobre o tema. Por último tivemos a inclusão familiar de Márcio Luiz escrevendo sobre Informática e Jenny Melo, sua esposa, falando de Literatura e o prazer que os livros trazem. Temos também o Advogado Alexandre Carvalho, que vai escrever sobre INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social – e que devido ao atribulado do seu dia-a-dia de trabalho ainda não conseguiu tempo para narrar sobre o assunto.
Os números do Contra & Verso mostram a realidade do Veículo e suas inconstâncias ao longo dos últimos oito anos. Até o momento são mais de 2 mil textos produzidos pela Redação, baseando-se no alicerce do Veículo que é o da Polêmica primária e na produção própria de seu material. Com exceção dos mais de 490 textos inseridos no ano de fundação, fruto do extenso trabalho do Editor Chefe durante muitos anos, a média anual de textos publicados chega a casa dos 250. Ao mesmo tempo são mais de 4 mil fotos produzidas e arquivadas e pelo menos 2.800 publicadas.
No quesito Visualizações e Visitas, o primeiro indica o texto escolhido pelo Internauta para ler e o segundo registra a entrada no Blog para escolha. Com números que se iniciam em mais de 40 mil em 2015, passando pelo ápice de 2017 com mais de 220 mil e mais de 62 mil no ano passado. Estas variações nas Visualizações mostram o interesse do leitor pelos assuntos publicados e mesmo pequenos, os números mostram que um público seleto e cativo, composto por destaques da Sociedade Civil Organizada como Políticos, Empresários, Formadores de Opinião, dentre outros.
Quanto as Visitas os números são compatíveis e mostram um retrato similar com as Visualizações, com cerca de 16 mil em 2015 e seus ápices em 2017 e 2020, com aproximadamente 47 mil em 2022. Os totais em oito anos são de mais de 943 mil Visualizações, 619 mil Visitas, 2,2 mil Textos publicados e média de 1,52 entre Visualizações e Visitas.
Com a nova Plataforma espera-se mais Visualizações e Visitas, bem como uma melhor paginação do Blog e uma maior e melhor renda para o investimento do anunciante, obtendo capacidade de manter-se no Mercado.