Reunião Contur_0117 52

 

O Presidente do Contur – Conselho Municipal de Turismo, o hoteleiro Rodrigo Tavano, reuniu-se na tarde da última quinta-feira – 26 de janeiro, na sede da Setur – Secretaria Municipal de Turismo e Lazer com parte do empresariado local. Na pauta um Plano Estratégico para o Turismo de Caraguatatuba.

Estiveram presentes também o vice-Presidente da entidade, o quiosqueiro e Presidente da Associação dos Quiosques Renato Lambiasi, o Secretário de Turismo Cristian Bota e o Prefeito Municipal Aguilar Júnior. Pelo menos 60 empresários estiveram presentes ao local. O Cerimonial anotou 90 presenças.

Tavano falou sobre as últimas ações em prol do Turismo local, como o Stand no Shopping Serramar, encontros regionais, Outdoor na Tamoios e a futura participação em feiras relacionadas ao setor. Uma das ações comentadas será a possível vinda de Blocos Carnavalescos de São Luis do Paraitinga, que teve o seu Carnaval cancelado devido a falta de verba para o evento.

Reunião Contur_0117 54

O principal assunto foi a elaboração do Plano Diretor de Turismo e a vinda de um Receptivo para organizar o Turismo na cidade. No Plano Diretor está incluída uma pesquisa para traçar o Perfil do Turista que visita a cidade, fator imprescindível para traçar um caminho com vistas a uma melhora do setor.

A união entre grupos foi a base das declarações durante a reunião. Tavano observou que Quiosqueiros, Restaurantes, Postos de Gasolina, Bares e Hotéis dentre outros devem se unir para melhorar o Turismo e dar um fim a Sazonalidade no setor que já se tornou tradicional na cidade.

Uma parceria com o São Paulo Convention Visitors Bureau e a profissionalização da mão de obra foram outros temas discutidos entre os presentes. Sobre mão de obra Tavano citou o caso de uma Sorveteria que teria oferecido um sabor para degustação, mas que ele deveria abrir a palma da mão para prova-la, visto que a pazinha tinha um custo.

Num rápido discurso o Prefeito também sinalizou que o Turismo só irá ter sucesso se houver a união do empresariado.

O Turismo em Caraguatatuba é a mola mestra para o fortalecimento da economia local, mas tem sido colocado em segundo plano nos últimos 30 anos. Para iniciar o orçamento da pasta é tão pequeno que poderia ser levado no bolso do Secretário durante todo o ano. A Sazonalidade é o grande problema do setor, que vive com movimento de Turistas durante 2 meses durante o ano, amargando prejuízos e mantendo um nível de desemprego de grande porte. A falta de investimentos do Poder Público no setor é outro impasse que emperra qualquer avanço, pois pedir união do empresariado sem a devida contribuição do Executivo é o que o dito popular chama de “Dar murro em ponta de faca”. A esperança é que o Plano Diretor e a Pesquisa de Perfil sirvam para impulsionar e dar maiores esperanças para uma área de grande valia e pouco apoio.

Reunião Contur_0117 57

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *