Por: José Castro *

 

Hoje vim falar-vos de algo que vai esclarecer dúvidas e aguçar paladares.

Como Português sempre conhecia a palavra PASTEL sendo um alimento fabricado em Pastelarias. Pastelaria refere-se ao estabelecimento onde se faz a fabricação ou se comercializam e decoram diversos tipos de alimentos doces, como pasteis, bolos, tartes e outros.

Um dos mais conhecidos além do Pão de Ló da cidade de Ovar ou os Ovos Moles da cidade de Aveiro, são os Pasteis de Belém.

Este tem o formato da empada, tendo sua origem no Mosteiro do Jerônimo, situado na localidade de nome Belém este foi comercializado no seu exterior para sobrevivência dos Monges dando o nome à iguaria genuína. Logo se espalhou, ficando conhecido pelo seu paladar delicioso, mantendo a receita trancada a sete chaves

Feito à base de gemas de ovos, os monges usavam apenas as claras nas hóstias para os cultos religiosos. Como não há segredos para sempre, houve quem se aproximasse da receita mas até aos dias de hoje não conseguiram desvendar, havendo um trato entre Mestres. Não há filiais nem franquias para não ocorrer qualquer tipo de vazamento e seu segredo ser mantido.

Nas regiões limítrofes a Belém, outras Cidades ou localidades mais distantes são chamados Pastel de Nata.

Na cidade que eu vivo Caraguatatuba, já vi padarias comercializarem esse Pastel com o mesmo nome, que de igual só o nome mesmo, para que não ofendam o genuíno Pastel de Belém, sugiro que deem o nome de, Paste de Belém do Pará. História com quase duzentos anos de tradição os Pasteis de Belém são conhecidos e famosos em todo o Mundo.

Grato pela leitura.

 

 

*JOSÉ PEREIRA CASTRO Tem 55 anos, está cursando o Ensino Médio. Tem formação de Vigilante, Manipulação de Alimentos e Informática. Experiência em geriátrica e restauração. Faixa Preta de Karatê Shotokan JKA  2°- Grau (Ni Dan), ministra aulas para crianças a partir dos quatro anos, adolescentes, adultos sem limite de idade e PcD, assim como aulas de Defesa Pessoal, voltada para Mulheres e Forças de Segurança. www.ckscjka.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *