Ele quer recriar o Carnaval em Caraguatatuba

O Servidor Público da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Agente Administrativo, Charles Henrique Gonsalez, de 30 anos, Caiçara Puro tem como objetivo de Vida e Profissional recriar o Carnaval em Caraguatatuba e para isso criou a Bateria da Unidos do Império. Charles leu os textos do Blog Contra & Verso sobre Carnaval, o que o incentivou a seguir com a ideia.

Sua carreira no Carnaval começou em 2021, quando presidiu a Acadêmicos de São Francisco, em São Sebastião, mas que por choque de ideias não teve o andamento desejado, pois esbarrou na sua intenção de mudança, que colidiu com o pessoal da escola que desejava manter velhos dogmas e tradições.

Com base neste embate viu que o melhor seria implementar suas ideias em Caraguatatuba, sua terra natal, iniciando o aprendizado de Bateria de Escola de Samba no Polo Cultural da Ponte Seca da Fundacc, localizado na zona oeste da cidade, criando a Bateria da Unidos do Império em cinco de Fevereiro de 2022, porém problemas com os vizinhos o obrigou a levar a Bateria para ensaios na Praia do Centro, mais precisamente no Campo de Pouso do Voo Livre, onde os ensaios acontecem ás Quintas-Feiras às 19 horas e aos Domingos às 16 horas.

 

Charles relata que a mudança foi benéfica para a Bateria, onde a maior visibilidade fez crescer o projeto, aumentando o número de integrantes, hoje com cerca de 40 pessoas entre homens e mulheres, com idades que variam de 16 a 60 anos, e o interesse em participar do Carnaval de 2024. “Queremos participar do Carnaval do próximo ano e após isso penso em recriar a antiga Lencac, estruturando o Carnaval na cidade”, disse.

Charles Henrique frisa que o Carnaval nunca deixou de existir em Caraguá. “O Carnaval em Caraguá já teve o seu auge e nunca deixou de existir na cidade, apenas não está nos velhos e tradicionais moldes que o Samba merece, mostrando que é possível acontecer”, frisou, ressaltando que suas ideias são compartilhadas pela atual Presidente, Maria Luiza Baracat.

A cerca de 40 dias Charles procurou o Editor Chefe do Blog Contra & Verso, informando que leu sobre as nossas ideias a respeito do Carnaval, pedindo apoio, orientação e uma reunião informal para debater o assunto, resultando no texto que você está lendo no momento.

Com base na opinião do Editor Chefe do Contra & Verso, o Jornalista Pedro Monte-Mór o Carnaval em Caraguá precisa de reestruturação e para isso publicou suas ideias sobre como ele deve ser reativado. O Jornalista acredita que deve haver uma parceria entre a Liga – a ser recriada – e a Prefeitura.

Para o Editor Chefe as entidades têm que sobreviver por seus próprios méritos e não depender das tradicionais verbas do Executivo, que só irá investir na estrutura de rua e divulgação. O ideal, na concepção do Jornalista seria a Prefeitura desapropriar uma área para a construção de um galpão, com espaço para estacionamento, mezanino, cozinha, depósito e banheiros, onde as entidades Carnavalescas fariam a sua agenda e promoções, com o objetivo de arrecadar numerário visando os quatro dias de folia.

Com o galpão e a entidade renascida, que pode ser a antiga Lencac – Liga das Entidades Carnavalescas de Caraguatatuba – ou Liesc – Liga das Escolas de Samba de Caraguatatuba – e cada entidade conquistando a sua renda com os mais diversos tipos de eventos, o local poderia abrigar também os ensaios, caberia a Prefeitura contratar a Iluminação, Segurança, Carro de Som e Sonorização na avenida, bem como os Jurados para as Escolas e Blocos, primeiramente da Capital do Estado ou do Rio de Janeiro.

Ainda sob a gerência da Prefeitura e no quesito Jurados, o Poder Executivo pagaria o curso de Jurado de Carnaval para um número de pessoas a serem escolhidas pelas entidades que iriam se revezando durante os anos, ou seja, a Prefeitura arcaria com as obrigações dela, sem necessitar ceder verbas e as entidades fariam a contrapartida, reestruturando a maior festa popular do Brasil na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo