O tema da coluna de hoje é a relação da Igreja com a Prefeitura e da Igreja com a população, seus fatos, suas sequelas, como foi conduzida e como foi interpretada. Lembrando que ao longo do tempo a relação da Igreja com o Poder Público teve momentos delicados e tensos em termos de Brasil.
O Caso
No final do ano passado, durante a Missa das 7 horas na Santo Antonio a Igreja foi invadida por um Sem Teto que agrediu um Idoso durante o culto.
Outro Caso
Para corroborar o tumulto criado com o fato houve a menção de um invasor que tentou destruir uma das imagens da Igreja Matriz de Santo Antonio.
Sobre o Caso
Podemos afirmar que é um caso pontual, extraordinário, a chamada “Mosca Branca”, que acontece hoje e talvez se repita daqui a uns 20 anos.
Ainda sobre o Caso
Difícil dizer que houve falha de segurança neste caso, pois a entrada na Igreja não é monitorada e muito menos obedece a protocolos rígidos de segurança, ou seja, não se pode barrar a entrada de ninguém porque está escrito na testa dele que irá cometer um delito.
Sobre o Outro Caso
O ataque a uma imagem Católica é ainda mais simples e triste ao mesmo tempo, pois trata-se de Fanatismo Religioso, típico de radicais religiosos, de intolerantes que não admitem outras religiões.
Falando do Outro Caso
Assim como a tentativa de agressão impossível prever se um Fanático vai entrar numa Igreja e destruir a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Santo Antonio ou São Pedro.
Pente Fino
Uma medida que poderia evitar os imbróglios citados seria o de colocar segurança pública ou privada na porta da Igreja, solicitando de cada um que for entrar os documentos, checagem de digitais, reconhecimento facial e análise de vida pregressa,
Lembrete
É bom lembrar que qualquer sujeito mal-encarado, maltrapilho, sujo e cheirando a bebida não pode ser impedido de se locomover, ou seja, ele pode passar belo e formoso na frente de um GCM – Guarda Civil Municipal – ou Policial Militar sem ser revistado. É o direito de ir e vir, constante na Constituição Federal.
Repercussão
A repercussão do fato não foi lá das melhores, obviamente, com a publicação de uma Carta, entregue para o Prefeito e distribuída nas Redes Sociais, criticando a falta de segurança e por conseguinte cancelando o culto das 7 horas.
Estranheza 1
Estranho a Igreja Matriz se pronunciar desta maneira, pois sempre se portou como apoiadora e seguidora cega do Poder Público reinante.
Estranheza 2
Outro fato sobre o caso diz respeito a manifestação apenas do Pároco da Igreja Matriz, com o Bispo e a Diocese como um todo mantendo quieta sobre o fato. O Bispo não teria sido avisado ou não era interessante se manifestar???
Estranheza 3
Estranho também é o fato da Festa do Padroeiro ocorrer anualmente sob a vista grossa de alguns entraves jurídicos, como foi apontado em textos anteriores pelo Contra & Verso. Nessa hora ninguém se manifesta ou manda carta de repúdio, certo???
Estranheza 4
Agora o mais estranho é a manifestação isolada da Igreja Matriz e não da Diocese apenas neste caso, sendo que a cidade enfrentou tantos problemas ao longo dos anos que poderiam ter a participação da Igreja, que preferiu manter calada, muda e desapercebida.
Estranheza 5
Quando analisamos a crítica e a decisão da Igreja Matriz vemos que os Católicos é que foram penalizados, ao invés da dita falta de segurança ou do Prefeito. Será que o Pároco da Santo Antonio pensou nisso antes de esbravejar sem sentido.
História Religiosa
Ao longo dos anos e desde que Caraguá passou a sediar a Diocese no Litoral Norte, a história mostra rusgas, grandes e delicadas falhas e acontecimentos.
Segurança
Finalizando a questão da Segurança pertence ao Estado, não sendo obrigação do Executivo Municipal.
Criticou
E no meio do imbróglio, naquela época, quem andou se passando por bonitinho e bom moço foi o ex-Prefeito Antonio Carlos da Silva, descendo o porrete na Prefeitura.
Engraçado
É hilário ver isto, pois quem conhece o ex-Prefeito sabe que ele não é o senhor perfeição quando o assunto é críticas à Administração Municipal. Este é o tipo de pessoa que você compra quando não conhece!!!
Há muito mais o que falar, esboçar e divulgar, porém achamos melhor ficar por aqui!!!