Elementar meu caro…

*Jenny Melo

 

Na coluna de nº13 eu compartilhei algumas leituras que quero fazer esse ano, e disse que irei compartilhar como elas foram com vocês. Essa é a nossa primeira resenha…

 

Livro: O xangô de Baker Street
Autor: Jô Soares
Gênero: mistério, romance
Avaliação: 3,5

**RESENHA**

A história nos transporta para um Brasil ainda muito novo, no período do Segundo Reinado, onde encontramos D. Pedro II e toda a elite burguesa de um Rio de Janeiro ainda em desenvolvimento.
A história em si tem uma mistura na sua forma de contar os fatos, numa mistura de Conan Doyle e Agatha Cristhie, com uma pitada de humor ácido, bem característico do próprio autor. Além disso, como muita sagacidade ele trás para o enredo dessa história, figuras políticas e culturais bem conhecidas da época, como Paula Nei, Chiquinha Gonzaga e Olavo Bilac. Além de nos apresentar ao longo de todo o mistério, um Rio não tão glamoroso.
O Autor leva os nossos heróis para conhecer todos os aspectos culturais mais marcantes da nação, desde a comida, bebida e por que não o famoso jeitinho brasileiro. E claro que em algum momento o detetive inglês seria “zoado” por brasileiros.
Agora falando do mistério em si, eu diria que em nada deixou a desejar, no decorrer de todo o enredo, você tem a nítida impressão que o assassino é alguém que está se envolvendo com os protagonistas da história e que ele está mais próximo do que imaginamos. Temos aqui a criação do primeiro serial killer brasileiro. Levando o nosso caro detetive a reconhecer que nem toda a sua inteligência e poder de dedução são suficientes as vezes.
E enquanto Homes e Watson investigam ambos os crimes, é claro que exploram tudo o que a cidade maravilhosa tem para oferecer, inclusive uma paixão avassaladora, bons drinks de cachaça e por que não até o uso de uma erva indígena.
A escrita é bem fluída embora siga os moldes dos outros autores anteriormente citados, nem sobra nem falta descrições, está na medida correta. Além de possuir um plot twist fabuloso, digno de Doyle e Cristhie.
Em minha opinião foi divertido ver essa figura tão enigmática em terras abaixo da linha do equador e de constatar a sua versatilidade e como se adaptou tão bem.

** SINOPSE** 

Neste livro hilariante, Jô Soares alia uma rigorosa pesquisa histórica sobre a vida no Rio de Janeiro do Segundo Reinado à sua inventividade sem fronteiras. Romance “cômico-policial”, O Xangô de Baker Street constitui uma engraçada mistura de cenário muito preciso do passado – a capital do país por ocasião da primeira visita da legendária atriz francesa Sarah Bernhardt e personagens de ficção – Sherlock Holmes e o indefectível dr. Watson, importados para desvendar o desaparecimento inconveniente de um violino Stradivarius que deixara o imperador em sérios apuros. Mas as ilustres criaturas de Conan Doyle acabam sendo requisitadas para solucionar uma série de crimes hediondos e enigmáticos.

“Nem tudo é elementar, meu caro Watson. ”

Beijos da Jenny e Até.

 

*Jenny Melo – Sou mãe, esposa, estudante de Letras e que ama livros e tudo que envolve esse universo mágico além de todas as aventuras e as viagens que os mesmos proporcionam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo