Enoturismo sob grande expansão na Itália

*Stefan Massinger

 

Citando a notícia publicada no Wine News, a principal fonte de publicações sobre a indústria de vinho na Itália o país sul dos alpes, famoso pelos proseccos, barolos, chiantis, lambruscos, sangioveses e montepulcianos entre muitos outros investirá 60 milhões de euros em enoturismo nos próximos anos. O anúncio foi feito pelo ministro italiano do Turismo, Massimo Garavaglia, por ocasião da sexta “Conferência Global sobre Enoturismo”, que está sendo organizada pela Itália pela primeira vez. De 19 a 21 de setembro, representantes da Organização Mundial de Turismo da ONU (UNWTO) se reunem com tomadores de decisão do Ministério do Turismo italiano e da agência nacional de turismo Enit em Alba (Piedmont) para conversas estratégicas sobre o futuro global do enoturismo. Metade do financiamento vem do ministério responsável e a outra metade das regiões italianas. O enoturismo é um mercado em crescimento que está se desenvolvendo rapidamente, disse o ministro Garavaglia. Se você vende uma garrafa de vinho, também vende toda a região. O foco aqui é na sustentabilidade e na desaceleração. O que uma região tem para oferecer deve ir de mãos dadas com as necessidades dos turistas. O objetivo é entrelaçar perfeitamente arte, cultura, comida e vinho, continuou Garavaglia sobre os planos estratégicos de seu ministério.

O Enoturismo na Itália gera 2,5 bilhões de euros anualmente. Nove em cada dez vinícolas agora abrem suas portas para os turistas.

Bora tomar uma ou outra taça de vinhgo na Toscana, Friuli, Sicilia ou Piemonte? – pode ser um “nacional” mesmo …

 

* Stefan Massinger nasceu na Áustria, sul de Viena, numa região de vinhos. Vive em Caraguatatuba, sendo Master do grupo Wine, o maior e-commerce de vinhos da América Latina, responsável para gestão de pessoas e vendas. Também já trabalhou com venda de vinhos e atua também como consultor independente de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo