Ilhabela dá um passo à frente na Educação

O Município Ilhéu mais lindo deste Planeta Azul deu um passo à frente no que tange à Educação de qualidade. Recentemente o Prefeito Colucci inaugurou uma Escola Cívico Municipal de linha Militar. É duro admitir que poucos detalhes qualificam uma escola melhor do que as outras.

No mês passado foi inaugurada a Escola Senador Major Olímpio, dotada com 10 salas de aula com capacidade unitária de 25 alunos, além do setor administrativo, refeitório, quadra de esportes, academia ao ar livre, sala de Robótica, Leitura e Sanitários. Antes da inauguração já haviam sido matriculados 170 alunos dos 250 que a unidade escolar comporta.

O Major Olímpio, Senador eleito nas últimas Eleições Gerais, faleceu de Covid-19 em 2019 e tinha Ilhabela como o seu segundo lar, passando seus finais de semana e feriados constantemente, mostrando sempre o seu carinho pela cidade, carinho este que ele retribuía enviando verbas Estaduais e Federais como contribuição para o desenvolvimento do município ilhéu.

A Grade Curricular das Escolas Cívico-Militares é oriunda do Ministério da Educação e se baseia na gestão Educacional, Didático-Pedagógico, Administrativo e porque não dizer, Disciplinar das mais de 200 unidades escolares espalhadas por todo o Brasil. Nos poucos anos de suas instalações o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica já apresentou aumentos consideráveis, além da redução da evasão escolar e uma melhor qualificação dos alunos nos anos seguintes.

O prisma das Escolas Cívico-Militares se contrapõem ao estado em que se apresenta a Rede Pública Municipal de Ensino em vários estados e cidades do país, iniciando pelo uniforme, que identifica e dignifica o aluno, dando-lhe respeito e identificação. Salas abarrotadas de alunos – pela média 40 – desrespeito pelos colegas de classe e principalmente pelos mestres e professores, progressão continuada que passa o aluno sem o devido preparo para os anos seguintes até a Universidade, sem contar as deficiências na estrutura física das escolas, que apresentam infiltrações, vazamentos, banheiros sem condições e até falta de água nos bebedouros.

Neste contraponto deve-se ressaltar e com tristeza o mau tratamento sofrido pelos professores atualmente nas salas de aula, seja ele em unidades de bairros mais abastados ou nos mais carentes. A História já eternizou e tem presenciado periodicamente casos envolvendo homicídios, agressões, insubordinação e indisciplina no mais alto grau contra aqueles que devotam sua vida a repassar o que aprendeu para outras crianças e jovens, situação esta que não ocorrerão nas Escolas Cívico-Militares.

Esta primeira unidade instalada no Litoral Norte é a demonstração mais atual e perfeita que são poucos os detalhes que faltam para uma Educação plena e de qualidade, elevando o grau de ensino das crianças, futuros jovens e cidadãos que farão algo melhor pela cidade e o país em que vivem. Longe de ser uma posição Educacional Conservadora ou Liberal, a Escola Senador Major Olímpio formará no futuro jovens com muito mais capacidade de conhecimento e enfrentamento do futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo