As novelas Brasileiras são uns dos principais entretenimento da população, principalmente das classes média e baixa. Os seus enredos, que antes retratavam a ficção hoje se adiantam e retratam os costumes, manias e tendências do povo brasileiro. Na recém finalizada “Pantanal” a discussão entre José Lucas e Leôncio sobre política leva ao debate. Todos os segmentos da Sociedade Civil Organizada devem participar da Política numa Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado???
O tema deste texto diz respeito às diversas conversas que o filho José Lucas tem com o pai José Leôncio sobre política após ele ter se mudado para São Paulo para ficar com a filha do Deputado Federal Tubarão. De tanto ouvir o futuro sogro político José Lucas começa a unir o que aprendeu com suas ideias e pensamentos a respeito de uma Sociedade melhor para todos.
Com o casamento desfeito José Lucas retorna ao Pantanal e começa a conciliar o trabalho de Peão com suas intenções políticas. O pai não concorda muito e disserta a velha cartilha de que a política é algo sujo composta por pessoas de índole ruim e que sua entrada neste mundo irá corrompe-lo também. A conversa é sempre interrompida e depois retomada, sempre por algum motivo em comum.
Com o passar dos dias José Leôncio começa a achar que ter um filho na política seria uma boa ideia e solta a frase que será o tema deste texto. “Eu penso que seria muito bom você entrar para a Política, para defender os meus interesses!!!”. Neste ponto a batalha entre Pai e Filho fica mais acirrada e José Lucas responde que não vai na Política para defender os interesses do Pai. A pergunta que não quer calar: José Leôncio está certo ou errado???
O Desenvolvimento de um povo ou uma Nação deve ser feita por uma única pessoa, por um grupo que defende o mesmo modo de governar ou por uma variedade de pessoas de diversas tendências, segmentos e linhas de pensamento para que haja uma pluralidade???
A resposta correta está na diversificação de pensamentos e segmentos. A questão na novela é que José Leôncio não se explicou totalmente e quando fala na defesa dos seus interesses não se refere aos particulares, mas sim aos interesses da sua categoria, no caso dos Pecuaristas.
O pensamento de José Leôncio está corretíssimo, ou seja, o Legislativo nos três níveis; Municipal, Estadual ou Federal deve ser composto por diversas tendências e linhas de pensamento; Pecuaristas, Médicos, Engenheiros, Jornalistas, Construtores, Professores, Policiais, Militares das Forças Armadas, dentre outros.
Mas qual é o objetivo deste mix de pessoas e profissões??? Simplesmente para defender as categorias de abusos cometidos pelas outras e para que haja equilíbrio entre todos visando o desenvolvimento de uma cidade, estado ou país e a melhoria da qualidade de vida do povo. Imagine o que seria se um Projeto de Lei causasse prejuízo as Construtoras e esta categoria não tiver um representante??? O mesmo se aplica as outras categorias e segmentos, sem contar que a união destas categorias discutiria projetos que trariam uma neutralidade, um equilíbrio visando o bem comum.
Em suma José Leôncio está certo e José Lucas, entendendo a questão por este prisma seria um bom representante dos Pecuaristas, dando agilidade, praticidade, impostos mais justos e tributos mais reais para esta e as outras categorias e segmentos.