Esta com certeza será a Eleição Municipal marcada como o Pleito do Tapetão, devido ao número de Representações na Justiça Eleitoral sobre erros, falhas ou supostos Crimes Eleitorais cometidos pelos candidatos. Recentemente o Juiz Eleitoral autorizou que o IBOPE forneça dos dados básicos da Pesquisa ao candidato Mateus Veneziani da Silva.

As Eleições Municipais de 2020 em Caraguatatuba estão dando o que falar. A Pesquisa de Opinião publicada recentemente pelo Jornal Expressão Caiçara, juntamente com a Rádio Caraguá FM e contratada junto a IBOPE – Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda. gerou duas Representações na Justiça Eleitoral, através do PRTB – Partido Republicano Trabalhista Brasileiro – do Coronel Stanellis e o PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira – do candidato Mateus Veneziani da Silva, sendo que esta última recebeu despacho favorável do Juiz Eleitoral Fábio Fernandes.

Enquanto que a Representação do PRTB questiona por vários modos a legalidade da Pesquisa, contratada por mais de R$ 38 mil, a Representação do PSDB vai mais fundo e, questionando os números e a abordagem feita nos bairros, solicita a Justiça Eleitoral que a IBOPE Inteligência forneça os dados necessários que comprovam o número de entrevistas, os segmentos abordados e as localidades onde foram realizadas as entrevistas.

A Representação do PSDB foi protocolada no dia 22 de Outubro, um dia após a sua divulgação, que coloca o atual Prefeito com grande vantagem para o segundo colocado, no caso o candidato do PSDB, que alega indício de fraude quanto ao mapeamento das entrevistas. O IBOPE teria informado que forneceria os dados sete dias após a divulgação da Pesquisa, mas esta afirmação contradiz a Lei Eleitoral, que fala num período de cinco dias. Para a Representação do PSDB não há informação mínima para uma correta divulgação dos dados coletados e devido a isso, quer acesso ao sistema interno de controle, sem contar o Jornal Expressão Caiçara é notório propagandista da atual gestão.

Na Representação do PRTB a mesma menção é dada ao Jornal Expressão Caiçara, bem como a Rádio Caraguá FM, gerando indícios de fraude Eleitoral na pesquisa.

No mesmo dia do protocolo da Representação do PSDB, o Juiz Eleitoral Fábio Fernandes deferiu o pedido, ordenando que o IBOPE forneça acesso as planilhas, dados básicos e iniciais da pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *