*Jenny Melo
No texto anterior eu falei um pouco sobre um mal que atormenta os leitores em geral, a “bendita” da ressaca literária, e uma das dicas que dei foi em procurar histórias leves e que possam ajudar a sair desse período.
Eu os chamo de livros “sessão da tarde”, não porque são histórias bobinhas, mais por serem sim leves e por possuírem histórias bem gostosinhas. Normalmente são livros curtos e de leitura fluida e sem complexidades, justamente para tornar esse momento de cansaço mental, mais tranquilo.
Então, para não perder o costume vou listar os livros que já me ajudaram a passar por essa “provação” de forma mais divertida.
1 – Mulherzinhas por Louisa may Alcott
Jo, Beth, Meg e Amy são quatro irmãs que moram em Massachusetts e passam o primeiro Natal sem o pai, que está servindo na Guerra Civil Americana. Enfrentando dificuldades financeiras, a mãe, Marme e March, sustenta a família. Em meio a desafios, as irmãs, que são tão diferentes entre si, precisam se unir para aprenderem juntas. Enquanto os anos passam, elas ingressam na vida adulta e lutam, cada uma, por seus sonhos e ambições. É um romance que não foge do cotidiano, mas o aborda com firmeza, humor e sensibilidade, defendendo as virtudes, o protagonismo da mulher e as realizações pessoais.
2 – Amor e Gelato por Jenna Evans Welch
Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali.
3 – Amor e Sorte por Jenna Evans Welch
Addie está visitando a Irlanda com a família e tentando aproveitar a paisagem verdejante para não pensar em seu coração partido. Porque, assim que voltar aos Estados Unidos, ela vai ter que enfrentar as consequências do fim terrível de seu romance de verão. Até lá, só quer relaxar enquanto os pais não descobrem o que aconteceu. Mas Ian, seu irmão mais velho, sabe de tudo e não a deixa em paz. Agora os dois, que sempre foram próximos, não param de brigar.
Tudo muda quando Addie descobre que Ian também está guardando segredos. Depois de uma série de imprevistos, em vez de ir visitar Lina, sua melhor amiga, na Itália, Addie se junta ao irmão em uma inesperada viagem de carro. O motorista é Rowan, um irlandês simpático (e bonitinho) que dirige, feito um louco, uma lata-velha apelidada de Trevo.
4 – Clube do Tricô por Kate Jacobs
Georgia Walker é mãe solteira e dona da Walker and Daughter, uma aconchegante lojinha de produtos para tricô situada na sobreloja de um charmoso prédio antigo do Upper West Side. O que começou como uma série de encomendas de suéteres e cachecóis acabou se tornando a loja-sensação da temporada e a Meca de tricoteiras de todas as idades e níveis de habilidade com as agulhas. Georgia Walker, enfim, é uma história de sucesso em Nova York. A fim de atender as clientes que às vezes estendiam a visita à loja para mostrar o andamento de uma nova peça ou aprender um ponto particularmente difícil, Georgia aceita recebê-las uma vez por semana para aulas de tricô. As mulheres que aparecem para as reuniões passam a ser atraídas por muito mais que pontos e laçadas.
5 – Anne de Green Gables por Lucy Maud Montgomery
Quando os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, de Green Gables, na Prince Edward Island, no Canadá, decidem adotar um órfão para ajudá-los nos trabalhos da fazenda, não estão preparados para o “erro” que mudará suas vidas: Anne Shirley, uma menina ruiva de 11 anos, acaba sendo enviada, por engano, pelo orfanato.
Apesar do acontecimento inesperado, a natureza expansiva, sempre de bem com a vida, a curiosidade, a imaginação peculiar e a tagarelice da menina conquistam rapidamente os relutantes pais adotivos. O espírito combativo e questionador de Anne logo atrai o interesse das pessoas do lugar – e muitos problemas também.
Só em ler essa lista você entende o porque eu os chamo de “sessão da tarde”, são histórias bem gostosinhas e leves, que iram render risadas e algumas lágrimas também, mais que tenho certeza que seu coração sairá bem quentinho.
Beijos da Jenny e Até.
*Jenny Melo –Sou mãe e esposa, uma mulher real que ama seus livros e todas as aventuras e as viagens que minhas leituras proporcionam.