Malu Baracat assume a Fundacc

A Fundacc, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, trocou a sua Presidência depois de ter sido comandada pela Professora Silmara Mattiazzo nos últimos seis anos. Com um Currículo voltado para as Artes e Comunicação Maria Luiza Baracat quer fortalecer o diálogo e dar valor a classe artística na cidade, além de respeitar e reestruturar a Cultura Caiçara.

Maria Luiza Baracat tem 54 anos, tem uma filha e uma neta estando atualmente no seu segundo casamento. Malu, como é conhecida está em Caraguatatuba há 38 anos, sendo a filha do meio de três irmãos. Filha de um pai Hoteleiro e de uma mãe que dividiu a sua vida como Dona de Casa, Comerciante e uma gloriosa “Lady” na Sociedade Civil Organizada na cidade, Dona Maria Lúcia Baracat, neta de um dos Fundadores da Bolsa de Mercadorias de São Paulo.

Na Vida profissional exerce o Jornalismo desde 1990, tendo sido Gerente de Comunicação e Marketing da Regional Skol, trabalhou como Colunista Social em diversos jornais, tendo fundado e dirigido o seu próprio periódico, o Jornal Mais Mais Litoral. Em 2002 foi apresentadora do programa de Variedades Radar Litoral na TV Band Vale. Trabalhou na Prefeitura de São Sebastião. Malu é Cerimonialista, foi Relações Públicas na ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba – na gestão do ex-Presidente Antonio Carlos da Silva, quando organizou o Concurso Miss Comércio, foi proprietária de uma Esmalteria e Coordenadora de Escola.

Sua formação Acadêmica é em Administração de Empresas formada pelo Módulo e Pós-Graduada em Gestão da Comunicação, Assessoria de Imprensa e Marketing pela Unitau – Universidade de Taubaté. Na Prefeitura de Caraguatatuba trabalhou na campanha do ex-Prefeito José Pereira de Aguilar – Aguilar Pai – em 2004, assumindo a Comunicação naquela gestão de 2005 a 2007 e no ano seguinte na Chefia de Gabinete. Retornou em 2017 assumindo novamente a Comunicação da Prefeitura na gestão do atual Prefeito Reeleito Aguilar Júnior. De 2021 assumiu a Ouvidoria Municipal e desde Março deste ano é a nova Presidente da Fundacc, vencendo na Eleição do Conselho outros dois competidores, entre eles a ex-Presidente Mattiazzo, sendo escolhida pelo Prefeito para assumir a função.

Malu conta que sempre almejou a Presidência da Fundacc, autarquia que tem uma liberdade institucional para fazer algo pela Comunidade local e Artística, além da vontade de fazer. No mundo das Artes iniciou sua vida em 1987, no Princess Club, com a peça “Cuidado Mãe Brava”, misturando Teatro, Dança e Desfile de Moda.

Já a frente da Autarquia de Cultura da cidade, criada na década de 90 do Século Passado na gestão do ex-Prefeito Trombini, informa estar arrumando a casa, seguindo as orientações do Ministério Público, preparando o Concurso Público e estruturando a futura contratação de uma OS – Organização Social – para gerenciar a Fundacc. Malu demonstra um profundo respeito pela Cultura. “Arte não é Hobby, é o sustento de várias pessoas e a contratação da OS vai resolver esta questão”, disse. Para Baracat a cidade tem diversos artistas em várias áreas, que atuam tanto em Caraguá como fora dela e como Presidente a intenção é incentivar e apoiar estes valores, bem como procurar e criar outros.

A Cultura Caiçara é outro ponto importante na gestão de Malu a frente da Fundacc, que segundo ela está padecendo pela falta de apoio e estrutura, destacando a criação da “Casa Caiçara”, um espaço em que a Comunidade, Turistas e Veranistas conheçam a fundo a vida e os afazeres do Caiçara, do Pescador, do morador raiz na região. Dentre os planos de ação está trazer peças variadas para o Teatro Mário Covas e não apenas Stand Up Comedy.

Constam também a reabertura das Oficinas do Morro do Algodão, Poiares e Travessão, perfazendo as nove unidades deste serviço na Autarquia. O Teatro da sede, chamado também de Auditório recebeu um novo Layout, mais vistoso e moderno e que irá manter as estruturas do local contra umidade e vazamentos. Maria Luiza pretende mudar a Oficina do Sumaré de local, pois o prédio é antigo e não permite a acessibilidade exigida nos tempos de hoje.

A Fundacc tem mais de 20 funcionários, aproximadamente 70 Artistas Orientadores, também conhecidos como “Oficineiros” e oito Comissões Setoriais, que tem um número variado de integrantes, além de 3 mil alunos para um total de 5 mil vagas existentes. Sobre as Comissões Maria Luiza tem intenção de modificar a estrutura de votação para indicação da Presidência, com os candidatos se apresentando em separado com cada comissão e desta reunião o grupo, em consenso escolhe o seu candidato, ao invés de apenas um encontro, onde as propostas não são debatidas com profundidade.

Nos seus dois anos de gestão que terá a frente da Instituição, Malu pretende utilizar a área que fica ao lado do Museu para a construção de um novo prédio para Oficinas Culturais, centralizando as atividades para os alunos. Mais do que reestruturar a Fundacc, Maria Luiza quer fortalecer o diálogo entre os grupos de trabalho, principalmente as Comissões. “Toda decisão e projeto a ser elaborado, passará antes pelas Comissões, com especificação para o grupo que estiver voltado para o projeto em questão”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo