Marketing Institucional

Marketing Institucional

E voltamos a falar sobre Marketing em nossa série de textos. O assunto desta semana é o Marketing Institucional. Errado é aquele que pensa ser o Marketing apenas uma ferramenta direta de venda e lucro. O Marketing está dividido em várias vertentes e todas levam ao lucro, só que de maneiras diferentes e indiretas.

Antes é bom explicar os principais tipos de Marketing: Marketing Direto, Marketing Institucional, Marketing de Responsabilidade Social e o Marketing Social. Existem também o Marketing Cultural, Ambiental, de Negócios, de Turismo, de Relacionamento, dentre outros. Neste texto falaremos apenas de Marketing Institucional.

Há algumas divergências sobre o tema. Alguns autores dizem que o Marketing Institucional é nada mais, nada menos do que uma ação de Assessoria de Imprensa. Outros já exploram a tese de que ações de Assessoria de Imprensa e o Marketing Institucional são ferramentas diferentes. As duas linhas estão corretas, se levarmos em conta que atualmente o profissional de Assessoria de Imprensa é um comunicólogo multi-tarefas, ou seja, tem noções e conhecimento em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cerimonial e Informática. Se você levar em conta que a apresentação de uma ação de Ascom é diferente de uma ação de Marketing Institucional, também estará correto.

Mas o que é Marketing Institucional??? Em resumo não deixa de ser uma forma de dar publicidade ao nome de sua empresa, só que não visa lucro, mas apenas mostrar que o empreendimento existe e tem uma responsabilidade perante a sociedade e a comunidade. Devemos frisar que atualmente as novas tendências mundiais orientam que os empresários devem continuar a ganhar dinheiro, só que devem repartir seus lucros com aqueles que mais necessitam e neste reparte há o lucro, quando há ações de Marketing envolvidas.

O Marketing Institucional é quando a empresa fala de si mesma, seus feitos, suas conquistas, sem visar o lucro direto com isso. Como por exemplo podemos dizer o seguinte: Quando a Fulana – Operadora de Telefonia Celular apresenta promoção de venda em minutos para toda a família, é uma forma de Marketing Direto. Quando a mesma operadora anuncia que todos os seus funcionários têm cursos de reciclagem e recolocação quando demitidos, ou quando a Fulana divulga sua área de cobertura ou ainda o número de clientes ou então o número de ligações feitas diariamente, mensalmente ou anualmente ou ainda o que ela representa para a Telefonia Móvel Celular no Brasil  é uma forma de Marketing Institucional.

Como estas ações podem ser feitas tanto na forma de inserção publicitária, com texto, ilustração, arte final e fechado por fios, como em texto distribuído pela Assessoria de Comunicação da empresa, as ações de Marketing Institucionais têm diversas interpretações, as quais já expressamos no início deste texto.

Outra forma de mostrar Marketing Institucional é quando falamos de governo, seja municipal, estadual ou federal. Segue outro exemplo: As ações da Bolsa Família, Bolsa Escola ou Brasil Alfabetizado do Governo Lula são típicas ações de Marketing Institucional feitas na área govenamental.

Não esqueça!!! Toda forma de Marketing e o Institucional não foge a regra, agregam valor a marca da empresa ou a própria empresa, ou seja, dão importância e mostram que o empreendimento não está aqui apenas para ganhar dinheiro.

Nos próximos textos falaremos mais sobre este assunto.

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