O Boi de Piranha nas Eleições 2024 em Caraguatatuba

Uma velha máxima de uma Eleição diz que a única alternativa inaceitável é a da derrota, ou seja, tudo pode menos perder. Neste período são feitos acordos, são utilizadas estratégias, práticas não muito louváveis e ortodoxas. Pode até perder ganhando, entendeu??? E se entre os candidatos houver o “Boi de Piranha???”. Leia e entenda!!!

O termo Boi de Piranha é aquele quando o Boiadeiro tem dúvida se a travessia de um rio trará problemas ao rebanho que ele conduz e sendo assim, o Peão coloca para atravessar o boi mais velho ou até doente para atravessar. Se houver Piranhas naquele ponto ele deixa o Boi Velho para ser o prato principal delas, atravessando o gado em outro ponto ou caso contrário, a travessia será tranquila. Agora você pode imaginar esta atitude num pleito municipal para o cargo de Prefeito???

Desde Março, quando da indicação de Baduca Filho para ser o sucessor de Aguilar Júnior tendo ouvido de diversas pessoas das mais variadas classes sociais, educacionais e salariais que o filho do finado Vereador Baduca Filho seria o “Bom de Piranha” destas eleições. Na verdade eu não conseguia entender a razão e ao me explicarem, tentarei fazer o mesmo para vocês entenderem a engenhosidade desta trama.

Teoria da Conspiração, Trama Maquiavélica, citação de Sun Tzu ou uma ação enlouquecida de Adolf Hitler, ações que deixariam Maquiavel ou um capítulo de Missão Impossível igual a um conto da Carochinha podem ser usadas ou acontecem numa Eleição Municipal???

Vou repassar para vocês a Teoria ou Tese do Boi de Piranha Eleitoral que pode estar sendo usada este ano em Caraguatatuba e vocês, leitores, seguidores e críticos podem tirar a opinião que acharem melhor.

Vou dar um exemplo mais simplório desta Teoria/Tese. Quando uma autoridade se utiliza de uma escolta para se locomover do ponto A para o ponto B, os batedores, no caso as motocicletas, seguem na frente, fechando o trânsito nos cruzamentos para que a Comitiva tenha trânsito livre, assim como os Corredores de Ônibus ou Ciclovias, ou seja, trânsito livre e direto para que nada impeça a locomoção até o destino final.

No caso de uma Eleição Municipal a trama se explica da seguinte maneira: Você indica e apoia um determinado candidato, para que ele percorra o trajeto com engarrafamentos e congestionamentos para que o verdadeiro candidato de sua preferência siga uma linha reta sem obstáculos até a vitória, no caso até a Rua Luís Passos Júnior, 50, na sala que tem a mais famosa e poderosa cadeira da cidade. Consegue entender???

Façamos uma retrospectiva; O ex-Prefeito Antonio Carlos não poderia figurar nesta teoria, pois a disputa maior é revezar com ele o poder político em Caraguatatuba.

Está longe de questão que fosse Fábio Ferreira, um Radialista sem qualquer expressão, tino administrativo ou sentimento humano para gerenciar a nossa cidade. Eduardo Stanellis é outro que passa longe, pois aparece apenas de 4 em 4 anos sem nunca ter ocupado um cargo político e quando critica, o faz igual a um cego, atirando para ambos os lados sem acertar em nada. O atual Vice José Ernesto ganhou o cargo em 2020 e nada fez nos 4 anos seguintes, vivendo das benesses da função, sem provar que teria condições para exercer o cargo.

Neto Bota já foi apontado em textos anteriores como o Bibelô, o Objeto de Consumo da Família Aguilar, a maneira mais simples de mostrar para Antonio Carlos que os seus preteridos são os meus preferidos, ao velho estilo do “O inimigo do meu inimigo é meu amigo!!!” e uma prova disso foi o apoio incondicional a sua candidatura a Deputado Estadual nas Eleições Gerais de 2022, quando a esperança era a de sua aprovação nas urnas, o que não ocorreu.

Um fato que pode contradizer esta Tese/Teoria é a de que o Prefeito teria encerrado o vínculo de 2020 com o final das Eleições de 2022, deixando que José Ernesto e Neto Bota corressem por suas próprias pernas com destino a 2024. Ambos não conseguiram provar que tiveram êxito, porém esta artimanha não seria uma estratégia para esconder o verdadeiro e final apoio em 2024???

Ao mesmo tempo os nomes de Gobetti, Baduca, José Ernesto e Neto Bota eram os nomes que o Prefeito Aguilar Júnior tinha para escolher como seu sucessor, dentre eles Gobetti aparecia como o mais fiel dentre todos e Baduca como o menos confiável pelo seu espírito jovem e brincalhão em demasia, chegando ele mesmo a declarar que estaria se afastando da disputa por ver que não tinha chance de concorrer dentre o time dos pretensos sucessores.

José Ernesto e Neto Bota não foram escolhidos e acabaram se fundindo numa única chapa. Gobetti perdeu a indicação e por azar do destino ganhou um Presente de Grego, fato este que falaremos em outra ocasião, restando para Baduca Filho a indicação de aspirar o cargo de Prefeito.

A partir daí você notou que toda má gestão dos últimos 8 anos, além da campanha malfeita e preparada, está sendo descarregada agora, nas costas do Baduca e que Neto Bota não critica a atual gestão e poucas críticas recebe por ter convivido 8 anos com Aguilar Júnior??? Através desta análise não fica transparecendo que Baduca é a Comitiva que está encarando o engarrafamento para que Neto Bota tenha um trajeto livre e desimpedido com destino a Prefeitura???

Vamos explicar de outra maneira: Caso Aguilar Júnior apoiasse Neto Bota o candidato enfrentaria a tarefa de responder por todas as presepadas feitas pelo filho de Aguilar Pai, principal adorador de Neto Bota, dificultando a sua caminhada rumo a vitória. Agora com Baduca sendo “O Cara do Aguilar” todo o prejuízo recai sobre suas costas, deixando Neto Bota livre para ter apenas que convencer o eleitorado de seus planos e promessas.

Na Edição 1598, de 01 a 07 de Agosto o Expressão Caiçara coloca na sua primeira página a declaração do Prefeito de que Baduca é o seu candidato e não Neto Bota, o que para muitos é a declaração de apoio, para outros é a fachada do verdadeiro acordo, o trato de Bastidor visando o futuro.

Quando falamos em futuro digo se concretizar o que esta tramoia tem por objetivo, declarar paz com Neto Bota a partir de Janeiro de 2025, visando uma vida melhor e mais tranquila para a sua candidatura à Deputado Estadual em 2026, com a reciprocidade do futuro Prefeito.

Todo este estratagema, por mais vil e sórdido que possa parecer não pode ser afastado com base no Maquiavelismo vigente na mente humana, pela manutenção do poder, pelas benesses que possam vir disto e pela sensação de controle e poderio que isto possa resultar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo