Pesquisa Morada

E as Pesquisas Eleitorais ou de Opinião tomam o seu lugar no cenário político das Eleições Municipais deste ano em Caraguatatuba, todas devidamente registradas no TRE – Tribunal Regional Eleitoral – podendo ser acessadas no site do Tribunal.

 

Pesquisa Morada

O Blog Contra & Verso, através de sua tradicional coluna política, Blogueando, inicia abordando a Pesquisa realizada pela Rádio Morada FM de São Sebastião, juntamente com o Portal Radar Litoral.

 

Pesquisa Radar Litoral

Numa ação feita em parceria com os Jornalistas Gustave Gamma e Júlio Buzzi, com divulgação no Jornal da Morada, diariamente das 9 às 10 horas.

 

Pesquisa Morada 1

Seguindo os tradicionais protocolos a Pesquisa de Opinião abordou os candidatos a Prefeito em Caraguatatuba na versão Estimulada, quando o nome do candidato é anunciado pelo entrevistador ou através de uma lista ou tabela.

 

Pesquisa Morada 2

Ao mesmo tempo a Pesquisa abordou a versão Espontânea, quando o entrevistador pergunta em qual candidato o eleitor irá votar, sem citar o candidato, deixando para o eleitor citar.

 

Morada 3

Na Estimulada o ex-Prefeito Antonio Carlos tem 46,52%, seguido de Neto Bota com 14,42% e de Stanellis com 9,67%. Baduca segue em quarto com 7,44% e Fábio Ferreira em último com 1,82%.

 

Morada 4

Os votos Nulos obtiveram percentual de 20,13% que traduz normalmente a vontade do povo numa eleição, pois adicionando as Abstenções e Votos em Branco o percentual chega a casa dos 25%.

 

Morada 5

Agora vamos abordar os votos dados na versão Espontânea. O ex-Prefeito também lidera nesta modalidade com 22%, seguido de Neto Bota com 7%, Stanellis com 5% e Baduca com 3%. Fábio Ferreira não chegou a 1%.

 

Morada 6

8% dos entrevistados não votariam em nenhum candidato e 53% deles não sabiam em quem votar.

 

Morada 7

Estranhamente não se consegue entender porque a Estimulada tem um índice maior do que a Espontânea, ou seja, o eleitor sabe em quem votar quando se anuncia o nome e lembra pouco quando precisa pensar em quem votar.

 

Morada 8

Segundo pesquisa a Espontânea testa a memória do eleitor quanto ao seu candidato predileto, enquanto que a Estimulada facilita a intenção do povo.

 

Morada 9

Falaremos agora da Rejeição que o eleitorado tem pelos candidatos, ou seja, em quem os eleitores não votam. Nesta pesquisa Neto Bota lidera com 14%, seguido de Baduca Filho com 13, Fábio Ferreira com 10 e o ex-Prefeito Antonio Carlos com 8%.

 

Morada 10

Não votariam em nenhum candidato 5%, não rejeita nenhum candidato 25% e indecisos na casa dos 12%. O eleitor pode interpretar em nenhum candidato como Voto em Branco e os Indecisos como Voto Nulo, restando aos candidatos conquistarem os 25% daqueles que não rejeitam nenhum candidato.

 

Morada 11

E o quesito aprovação da gestão??? No âmbito Federal o Presidente Lula é aprovado por 35% e desaprovado por 60% da população. Na área Estadual o Governador Tarcísio de Freitas é aprovado por 61% dos moradores e na área Municipal o Prefeito Aguilar Júnior é aprovado por apenas 37% e desaprovado por 58% do eleitorado.

 

Morada 12

Em termos de aprovação vislumbra-se que o PT e o Presidente não têm a confiança do povo, enquanto que as ações do Governador em São Sebastião lhe deram um bom percentual.

 

Morada 13

Já a baixa aprovação do Governo Municipal é o retrato das inúmeras reclamações dos contribuintes, acumuladas nos últimos 8 anos de mandato do atual Prefeito.

 

Morada 14

A alta desaprovação da gestão Aguilar Júnior refletiu diretamente nas intenções do eleitorado para com o seu indicado, Baduca Filho e a vice, Márcia Paiva.

 

Morada 15

Em contrapartida os altos índices conquistados pelo ex-Prefeito mostram que o eleitorado não quer novidades no gerenciamento da cidade, o que contradiz as mensagens dos demais candidatos concorrentes ao pleito.

 

Morada 16

A Pesquisa Morada/Radar Litoral foi realizada pelo Instituto Opinião, ouviu 400 pessoas entre os dias 2 e 4 de Agosto, com a margem de erro de 4,9% e nível de confiança de 95%.

 

Esta é apenas uma das várias pesquisas que serão divulgadas até o dia 6 de Outubro.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo