Esta é a Coluna da Boa Ideia, lembra??? Brincadeiras a parte aqui vamos misturando Política com Comércio e algum outro tema que mereça relevância.
Degustação
Um certo Restaurante da cidade, inaugurado recentemente, convidou uma Empreendedora local de Produtos Alimentícios Artesanais para expor o seu produto na casa, como forma de agregar valor ao Restaurante.
Habitual
Ações como esta são consideradas normais, visando mostrar ao cliente que lá entram e são servidos produtos de qualidade que se igualam ao requinte que a casa propõe.
Água
Até aí morreu Neves, como diz o velho ditado, ou seja, tudo certo e combinado, mas o que a Empreendedora não imaginava estivesse reservado para o final da Degustação.
Cobrança
Simplesmente durante o evento a Produtora Artesanal consumiu 2 garrafas de água mineral de 500 ml cada, que ao se despedir, lhe foram cobradas, no valor total de r$ 17,00 ou seja, cada garrafinha custou R$ 8,50 para um trabalho conjunto, de parceria.
Boquiaberta
A Produtora diz que ficou boquiaberta com a cobrança e da nossa parte só podemos dizer; “Que Mundo é esse meu Deus???”.
Absurdo
Obviamente além da cobrança absurdo maior está no valor cobrado pela água. Este Mundão não tem jeito não!!!
Elite
Segundo os comentários o estabelecimento em questão está direcionado para a faixa mais abastada da cidade, a chamada Elite, que nada no dinheiro e exige, acima de tudo, qualidade no produto, atendimento e serviço diferenciado correspondente ao valor que paga.
Complicado
Criar um comércio voltado para a Elite, assim como as outras faixas salariais do Mercado, é complicado, pois a Elite lida com detalhes que não cumpridos ou satisfatórios podem gerar a repulsa ou o afastamento definitivo.
Ganhos
Lidar com a Elite é ter uma casa onde se cobra caro e de um terço a metade das mesas ocupadas uma única vez representam o ganho diário ou até semanal esperado.
Poucos
Tradicionalmente o grupo composto pela Elite é pequeno, com exceção de Mônaco onde são a maioria, e como existem poucos destes estabelecimentos na cidade eles acabam alternando, criando um Rodízio Gastronômico e de Gastos, ou seja, o bem-aventurado pode não visitar determinado lugar 2 vezes num mesmo mês.
Inovar
Outro detalhe crucial é que a Elite gastadora tem pouco fôlego, ou seja, cansa de ir no mesmo lugar sempre, acabando por se retrair em casa ou mudando de ares para novas emoções e caso o comércio não inove e se renove sempre, corre o risco de se perder, de fechar.
Tradicionais
Ao longo do tempo alguns estabelecimentos foram criados direta ou indiretamente para Elite, seja ela local ou de outras localidades, acabando por se tradicionalizar em nosso dia-a-dia.
Exemplos
Podemos citar o Restaurante Ostra & Ouriço no Pontal Santa Marina, o também Restaurante Port Louis, na Tabatinga e na mesma praia o Quiosque do Namanha, o restante, leia-se os mais novos terão que lutar para se manter ou se tornarão índice de falência do Sebrae.
Lidar com o Público e gerenciar o seu Comércio, não importando a faixa salarial é tarefa de gente grande, competente e preparada. Boa Sorte!!!.