Política Diária 2023 – 98

Continuação da coluna anterior

 

Eleitorado

Segundo o TRE/SP – Tribunal Regional Eleitoral – Caraguatatuba tem 104.879 Eleitores aptos a votar em Outubro de 2024. Este número com certeza irá aumentar até a data limite do Cartório Eleitoral para novos Títulos e transferências.

 

Matemática 1

É agora que chegamos no ápice da contagem de votos para eleger os próximos Vereadores. Do número de Eleitores excluímos 20% deste total tradicionalmente, que são os Votos em Branco, Nulos e Abstenções, que dará em média 20.974 que subtraindo do número de Eleitores, perfaz uma soma de 83.905 Votos Válidos.

 

Matemática 2

Será a partir dos 83.905 Votos Válidos, número fictício baseado nas tradições eleitorais, que haverá a divisão pelo número de cadeiras, no caso 15, para totalizar o Quociente Eleitoral, que é o número de votos que cada partido deverá obter para eleger pelo menos 1 Vereador. Nesta operação o Quociente será de 5.594 Votos.

 

Matemática 3

Agora vamos por estimativa: O partido A conquistou 17 mil votos, o partido B teve 12 mil votos, o partido C 10 mil e o partido D 9 mil, lembrando que o número base é 5.594 votos. Sendo assim o partido A tem 3 vezes o quociente, o B 2, o C 1 vez e o D também.

 

Matemática 4

Pela regra eleitoral na primeira contagem o partido A elege 3 Vereadores, o B elege 2, o C apenas 1 e o D também, perfazendo 7 cadeiras, faltando 8 para serem completadas.

 

Matemática 5

É bom lembrar que cada partido terá subtraído o número do quociente eleitoral para eleger a segunda leva de candidatos e assim por conseguinte, até completar o número de cadeiras.

 

Matemática 6

Outro fato que precisa ser mencionado é quanto a diferença de votos entre o mais votado e o segundo mais votado de um mesmo partido para Vereador.

 

Matemática 7

Vamos atentar para o seguinte exemplo; um partido conseguiu o quociente eleitoral e o mais votado tem 2.500 votos, com o segundo no partido obtendo 150 votos. Este segundo colocado não poderá assumir, pois a lei manda que o segundo colocado tenha pelo menos 10% dos votos do primeiro colocado.

 

História

Este artigo da lei foi criado para evitar o que aconteceu em Eleições Nacionais passadas, quando Tiririca conseguiu 1.5 milhões de votos e o segundo na legenda apenas 450 votos e foi eleito também como Deputado Federal.

 

Matemática 8

Ao contrário das notas anteriores, muitos candidatos perderam a eleição, tendo conquistado muitos votos, porém a legenda que ele representava não conseguiu o quociente eleitoral naquele pleito. Um exemplo disto; Carlinhos da Farmácia em 1988.

 

Razão

Você deve estar se perguntando porque a eleição de Vereador é diferente do pleito para o Executivo. Sim, existe uma razão!!!

 

Rousseau

A eleição do Legislativo tem toda esta engrenagem pois segue a linha de Rousseau, pensador Francês, possibilitando que os mais humildes tenham a predileção do eleitorado e não elegendo apenas os mais ricos e poderosos.

 

Política 1

Agora vamos abordar as questões políticas ligadas ao pleito e a busca pelo voto, pelo cheque em branco que a população dá para o candidato por um período de 4 anos.

 

Política 2

Abordando a questão pelo lado Medalhão/Novato as tradições rezam que partido que tem Medalhão puxa voto para o partido, mas usa do Novato como degrau para se eleger.

 

Política 3

Partido que só tem Novato a disputa é mais equilibrada e será a união de todos que definirá os mais eleitos, isto para o caso de conseguirem o quociente eleitoral.

 

Política 3a

No caso dos partidos apenas com novatos o interessante é que cada candidato obtenha no mínimo 350 votos para que haja uma chance de eleição.

 

Política 4

É praxe que os candidatos a Prefeito tentam reunir o maior número de partidos, pois é a união destes votos que irá elegê-lo e ter a chance de obter maioria de Vereadores no plenário da Câmara.

 

 

A busca pelo voto é algo intrincado, delicado e meticuloso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo