Nessa longa caminhada de 52 anos de vida a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba teve em seus arquivos, momentos de glória e satisfação, mas também de dificuldades e problemas, o que é normal, pois como trata com o Comércio, está relacionada com o mercado e este nunca é estável. Em todas as situações a entidade reagiu com firmeza e determinação.

Se analisarmos a fundo, veremos que a ACE nasceu de uma situação de crise, pois denegrida por órgãos de imprensa o comércio estava ameaçado e por conseguinte o Turismo da cidade, sendo necessária a sua implantação para se fazer ouvir, tanto nos seus reclamos como nas suas solicitações.

Outro momento de crise veio dois anos após a sua instalação, na Catástrofe de 67, quando o Turismo foi a zero e o comércio, nada tinha para oferecer e o pouco que restava, havia sido confiscado pelo Exército para o auxílio aos sobreviventes. Neste caso a entidade exigiu obras emergenciais ao Governo Estadual e a criação de uma Cooperativa salvou o comércio durante o período mais crítico.

Em vários momentos o orçamento da entidade não batia com suas despesas e foram necessárias medidas para conter, reduzindo custos ou atualizando a mensalidade dos associados. Para fazer valer o preço pago, a ACE criou serviços, benefícios e vantagens para cada vez mais angariar associados novos e manter os já existentes.

A parceria com a Unimed ajuda em muito no orçamento da entidade, assim como a compra dos imóveis e suas reformas e construções obedeceram uma sequência calculada e criteriosa, fazendo um pouco de cada vez, caminhando um passo por dia.

Em alguns momentos foi necessário enxugar a máquina, reduzindo funcionários, cortando gastos e aumentando os serviços e obrigações, mostrando que uma entidade cresce não apenas majorando receitas, mas criando melhorias e recursos que visam desenvolver cada vez mais a categoria dos Empreendedores. Se em alguns anos foram feitas campanhas e em outros não, o objetivo foi de manter erguida uma entidade que nasceu para defender os comerciantes de Caraguatatuba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *