A mais famosa e esperada temporada do ano, o Verão, teve início no dia 21 de Dezembro, às 18h48 e só irá terminar no dia 20 de Março, às 18h25 e com base na sua importância a Previsão do Tempo neste período é importantíssima para o sucesso econômico na cidade e região, principalmente nesta época de retomada da economia no Pós-Pandemia. Neste texto você fica sabendo como serão os dias e principalmente, as chuvas.
A Previsão do tempo no Brasil, seja por períodos como por estações é elaborada oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – através da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação – SDI – por intermédio do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET – serviço este que ajuda no plantio e colheita da safra em todo o país, bem como no aviso de tempestades e anomalias climáticas e na previsão específica das temporadas ao longo do ano.
E segundo o INMET as características do Verão são o aumento da temperatura em todo o Brasil, tendo em vista a posição do planeta em relação ao Sol mais para o Sul, quando os dias são mais longos e as noites mais curtas, fato que você pode comprovar ao final do seu expediente, quando o Sol continua alto ou o dia ainda está claro e pela manhã, quando o Sol nasce mais cedo do que costumeiramente acontece.
Este período do ano é caracterizado também pelas fortes e rápidas chuvas, algumas vezes acompanhadas de Raios, Relâmpagos e Trovões, descargas elétricas obviamente, ventos moderados e granizo. As únicas exceções para estas intempéries é que elas não acontecem no extremo sul do Rio Grande do Sul, Nordeste de Roraima e Leste do Nordeste.
Estas chuvas ocorrem devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS, que nada mais é do que a conexão entre frentes frias no oceano e as extensas áreas de instabilidade sobre o interior do Brasil. A zona de convergência do Atlântico Sul é uma faixa de nebulosidade de orientação noroeste/sudeste que se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul. Em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o elevado volume de chuva produzido durante a atuação da ZCAS, que em média atua por um período de 4 a 10 dias, pode representar grande parte da chuva do trimestre mais chuvoso do ano.
Quando a ZCAS se forma, uma extensa faixa de nuvens carregadas persiste sobre o Brasil por vários dias consecutivos, cruzando o país sobre parte da Região Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste. Em suma as chuvas de Verão, principalmente em Caraguatatuba como em todo o Litoral Norte são aquelas chuvas rápidas e fortes, com muitos Raios e Trovões, sucedidas por um dia de Sol forte e ardido que ao terminarem não refrescam em nada o dia de calor.
Ainda de acordo com o INMET a previsão de precipitação para o Verão 2022/2023 em toda a região Sudeste, incluindo o Litoral Norte será de chuvas acima da média no Espírito Santo, Triângulo Mineiro, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste e Leste de São Paulo. Os índices pluviométricos para Janeiro é estimado entre 250 a 300 mm, para Fevereiro a média é de 220 a 250 mm e para Março, quando termina o Verão é de 180 a 220 mm e o termo “Acima da Média”, segundo o INMET não deve ultrapassar os 50 mm mensalmente. Quanto a Temperatura é previsto que estejam próximas e um pouco acima da média.