O povo de São Sebastião experimenta atualmente uma de suas maiores provações com o surgimento da Pandemia do Coronavirus – Covid-19, que obrigou a sua população a se confinar em casa e sofrer sérios problemas econômicos. Mais do que isso a boa condução do problema, que não se alastrou, foi devido ao voto de confiança dado pela população, e retribuído, pelo Prefeito Felipe Augusto, que está gerenciando a questão com maestria.
Um Vírus maldito!!! Essa é a expressão mais usada para definir o Coronavirus desde que entrou no Brasil e por conseguinte, invadiu a pacata São Sebastião como uma praga, trazendo o temor e a insegurança aos seus moradores, pois sendo um vírus que contagia pelo ar, o medo da convivência, da interação social e da socialização propriamente dita estavam ameaçados e por conseguinte, rejeitados e evitados.
Coube a Prefeitura, através do seu gestor maior, o Prefeito Felipe Augusto empreender uma ação de guerra para conter o avanço e evitar que as perdas aumentem, se multipliquem. As ações são várias e chegam ao extremo, pois o objetivo maior e final é o de preservar o povo de São Sebastião.
O isolamento social e o fechamento dos comércios não essenciais foram as primeiras medidas. Exigir distância entre uma pessoa e outra, bem como o uso diário e insistente de Álcool Gel e Máscaras vieram em seguida, como forma de não alastrar esta doença que tumultua todo o planeta. Incentivar o serviço de Delivery como forma de atenuar o impacto no comércio. Não podemos esquecer a arrecadação de alimentos para os mais carentes e o comércio informal.
Mas a luta não pára por aqui. Recursos para modernizar e equipar tanto o Hospital de Clínicas como o seu pessoal técnico e especializado, através do protocolo da Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde, reciclando e preparando Médicos e Enfermeiros para enfrentar com garra e técnica o mais novo mal que aflige a Saúde Mundial. Higienizar as ruas, as dependências médicas e as ambulâncias do município também fizeram parte deste ato de guerra.
Os Meios de Comunicação sediados em São Sebastião, bem como em toda a região auxiliam bastante na divulgação de notícias e prestação de serviço para informar e orientar a população. Seguindo esta ideia, o Prefeito Felipe Augusto tem transmitido diariamente e em pessoa, via Internet, relatos, números e auxílio ao povo de São Sebastião sobre o problema, deixando moradores e até veranistas a par da situação na cidade.
As crianças da Rede Pública Municipal de Educação também foram lembradas, sendo fornecida a elas toda a estrutura necessária para a sua subsistência e manutenção de seu aprendizado obrigatório. Dentre toda esta estrutura, a Guarda Civil Municipal é parte integrante, vigiando, protegendo e mantendo as regras impostas neste momento delicado.
Este texto tem por objetivo homenagear os Profissionais da Saúde na luta incansável, bem como todos os Servidores Públicos Municipais pela vida de seus vizinhos e concidadãos e o povo de São Sebastião pela garra na luta para exterminar de nossas praias este inimigo invisível e pela retribuição da confiança prestada ao Prefeito Felipe Augusto, que com maestria e zelo sem tamanho tem lutado e defendido a cidade de todo e qualquer mal, principalmente contra este Vírus maldito.