Saudades da Velha OAB

A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil é uma das mais antigas, combativa e determinada instituição em defesa da população e do Estado de Direito. Acompanho a OAB desde os meus tempos de Banco Universitário e sou testemunha de suas lutas, embates e imbróglios em diversos fatos que determinaram a história do nosso país. Infelizmente nos dois últimos anos a instituição perdeu a sua característica, principalmente em Caraguatatuba.

Falar da OAB é lembrar das Diretas Já, dos Caras Pintadas, dos Direitos dos Presos Políticos na Ditadura Militar, do filme Je Vous Salue Marie e outros tantos casos de ponta e interesse pela Democracia e a salvaguarda dos Direitos do Cidadão e do Estado de Direito.

A atual gestão da Subseção da OAB em Caraguatatuba pode ser classificada como enfadonha, triste e completamente desfigurada das suas reais características, onde predominou o interesse político de blindar a Prefeitura e a gestão do atual Prefeito. Os opositores de atual gestão da OAB dizem que a entidade se tornou um Escritório do Executivo Municipal, que diante de tantas irregularidades administrativas ao longo dos últimos anos, não se manifestou ou sequer fez uma única citação em defesa da Democracia, dos moradores locais e do Estado de Direito.

Excetuando-se a pressão que elegeu a atual diretoria da entidade, o que se viu foi um silêncio macabro que resultou como presente a aprovação da Assistência Jurídica aos Advogados, com verba destinada do Dinheiro dos Contribuintes e a cessão de uma área para a construção da sua sede definitiva. Na verdade, um Presente de Grego pois a direção da Assistência Jurídica não está sendo feita pelos Advogados da Subseção e muito menos está homologada pelo Tribunal de Justiça. Já a concessão do terreno corre o risco de não ter continuação, pois dificilmente a Ordem gastará valores para construir numa área inapropriada para as instalações e para o atendimento aos Advogados.

A atual gestão da Subseção usou amplamente e até com certo exagero as Redes Sociais para se promover, aliás Promoção é o termo mais correto e não informação, pura perfumaria que se resumiu a postagem das nomeações, a questões de entretenimento e lazer como a chapa que tenta a reeleição sambando com um Samba Enredo de fundo, a sessão de Ginástica dentro das dependências da sede entre alguns membros e frases do tipo “Curitiba sua linda, amanhã eu te devoro!!!”, num completo desvirtuamento da postura e do protocolo que exige a instituição e seus integrantes.

Enfim, a atual gestão não merece prorrogar e ter continuidade, pois calou-se quando deveria se manifestar, brincou quando deveria mostrar seriedade e perdeu a sua principal identidade, quando deveria se impor. Infelizmente uma gestão que será marcada na história da entidade como uma das piores a gerir a defesa das leis e da ordem pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo