Terminam as restrições da Pandemia e o Litoral Norte vai atrás de suas perdas

Recentemente o Governo Estadual reduziu as restrições quanto a Pandemia do Covid-19, restabelecendo uma quase normalidade no dia-a-dia do nosso Cotidiano e do Comércio local. As novas medidas abrangem todo o Litoral Norte, com o anúncio sendo feito por Caraguatatuba e São Sebastião. Com isso toda a região sai em busca da recuperação de suas perdas financeiras e econômicas, visto que todos os setores do Comércio e da Prestação de Serviço, bem como da Cultura e do Turismo, dentre outros, perderam muito ao longo do último ano.

Há mais de 18 meses o Litoral Norte tem sentido as consequências do Covid-19, levando seus moradores ao Confinamento Social, ao Home Office, as restrições quanto a permanência em pontos comerciais, a redução no ganho de comerciantes e prestadores de serviço. Setores como a Cultura e o Entretenimento sentiram as medidas de forma drástica. Ao mesmo tempo houve redução no índice de acidentes de trânsito, em outros locais os números da poluição ambiental também reduziram e no Litoral Norte o número de praias impróprias seguiu a mesma regra.

Como as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, os números de Violência Doméstica aumentaram, o número de Casamentos reduziu, bem como o de nascimento, o que vai ao oposto do que muitos pensavam quando o assunto é Confinamento Social.

Ao mesmo tempo não acredite que o fim das restrições fará a economia retornar aos patamares de antes da Covid-19. Como já escrevemos em outros textos, o Mercado Financeiro e de Trabalho é impiedoso, destrutivo e age muito rápido quando o assunto é prejuízo e gradativo quando falamos em recuperação. Espera-se que aos poucos os empregos sejam recuperados, que os trabalhadores retornem aos seus velhos postos e que o movimento diário no empresariado. É bom lembrar que estamos no final de agosto e com a chegada de Setembro vem a Primavera, quando o frio se afasta e o prenúncio do calor e do Verão nos obriga a preparação para os eventos naturais que sempre ocorrem nesta época do ano.

As Prefeituras do Litoral Norte, em especial a de Caraguatatuba já está analisando e preparando a retomada da economia, onde não faltam projetos visando o Verão 2021/2022, a Virada do Ano e até o próximo Carnaval, pois sendo o Turismo a mola mestra da economia regional, não se pode esquecer que o Turista e Veranista voltará com um entusiasmo ainda maior, visando restabelecer o seu “normal”, tanto tempo paralisado, pois outra grande estimativa diz respeito a Vacinação, que no Litoral Norte está quase completa e os casos de Covid-19, que tem reduzido em toda região, bem como no Estado de São Paulo.

Toda esta alegria, entusiasmo e expectativa não pode ser classificada como normalidade, pois somente com toda a população vacinada é que podemos excluir alguns dos protocolos de Saúde. Até lá devemos continuar usando Máscara, o uso diário e contínuo de Álcool em Gel, evitar as Aglomerações e nisso estão incluídas as Festas, os “Rolezinhos” e os “Fluxos” e o retorno ao trabalho presencial somente com orientação de seus superiores ou quando a maioria da população estiver vacinada.

O momento é de alegria, de boas expectativas, mas com o cuidado redobrado de sempre, pelo bem da Saúde do povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *