Um pouquinho de Romance

*Jenny Melo

Então… como andam as leituras?  Já que nos textos anteriores eu dei algumas dicas sobre como criar esse hábito e de como definir seu estilo ou até mesmo como explorar novos títulos, bora que a partir de agora nós vamos conhecer um pouco de cada estilo literário e suas ramificações.

 

E para iniciarmos essa série vou indicar alguns livros do estilo ROMANCE, isso mesmo, saiba que romance não se restringe ao romantismo de “felizes para sempre”, existem várias ramificações desse estilo e vou explorar alguns aqui.

 

O 1º dessa lista é uma história escrita por Khaled Hosseini, embaixador da boa vontade da ACNUR é um romancista e médico afegão, com naturalização estadunidense.

 

O livro O caçador de Pipas, narra a tocante história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão da década de 1970, durante um campeonato de pipas, Amir perde a chance de defender Hassan, num episódio que marca a vida dos dois amigos para sempre. Vinte anos mais tarde, quando Amir está estabelecido nos Estados Unidos, após ter abandonado um Afeganistão tomado pelos soviéticos, ele retorna a seu país de origem e é obrigado a acertar as contas com o passado.

 

“Abri a boca e quase disse algo. Quase. O resto da minha vida poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse. Só fiquei olhando. Paralisado”                   

                                    –  trecho do livro O Caçador de Pipas

 

Honestamente fiquei chocada com as narrativas dessa história e de como o autor expos as atrocidades enfrentadas por todo um povo. Essa história foge completamente do aspecto “romance é sempre meloso”, não que tenha algum problema nisso, mas é uma pequena amostra que não podemos restringir um estilo.

 

O 2º título tem como plano de fundo uma situação histórica real, o que pessoalmente me atrai muito e se você gosta de história como um todo, acredito que essa ramificação vai te conquistar.

 

O livro em questão é um romance escritos por Dinah Jefferies uma romancista britânica, que dentre vários romances escritos por ela, deixo como indicação o livro – O perfume da folha de chá.

 

Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império.
Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava.

 

“Um homem atormentado por seu passado. Uma mulher diante da escolha mais terrível de sua vida.”                             

– Trecho do livro O Perfume da Folha de Chá

 

Como descrito acima a história nos faz pensar no primeiro momento que tudo vai seguir de forma linda e doce, um típico romance, mas, como o desenrolar da história várias coisas vão se descortinando e ao mesmo tempo vários “mistérios” vão surgindo. Uma história intrigante com revelações chocantes e com um final surpreendente, fora do convencional.

 

E parar finalizarmos, vamos para o romance de época, que é um dos meus favoritos. E aqui vou indicar um clássico desse gênero, uma história escrita por Jane Austen, escritora inglesa nascida em 1775.

O livro em questão é o Persuasão, que conta a história de Anne Elliot, uma das heroínas mais tranquilas e reservadas de Austen, mas, ao mesmo tempo, uma das mais fortes e abertas às mudanças.

 

“Ela não desistiria da sua própria mente mais elegante e culta por todas as diversões das outras.”

– Trecho do livro Persuasão

 

Nem vou falar muito sobre esse livro, pois corre o risco desse texto ficar ainda maior, mas já posso adiantar que a história é simplesmente linda, com personagens apaixonantes e intrigantes, para amantes de uma linda história de amor e força.

 

O longo das demais postagens, vamos explorar outros estilos e suas ramificações.

 

Um Beijo da Jenny e até.

 

*Jenny Melo –Sou mãe e esposa, uma mulher real que ama seus livros e todas as aventuras e as viagens que minhas leituras proporcionam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo