O tradicional Reforço da Polícia Militar para o Verão no Litoral Norte teve apresentação diferenciada este ano, iniciou-se na última segunda-feira, começou a operar no dia seguinte e só termina em 26 de Fevereiro com pelo menos 600 policiais de diversas partes do estado mais os integrantes das outras forças de segurança. A novidade este ano foi o início das operações da Guarda Civil Municipal em Caraguatatuba.
A necessidade e o objetivo do Reforço Policial na principal época do ano na região se explica através de números; O contingente de policiais do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, estimado em cerca de 400 homens, mais os cerca de 100 membros das Forças de Segurança restantes; Bombeiros, Salva-Vidas, Guarda Ambiental, Polícia Civil e Polícia Científica; não comportam o aumento da população nas quatro cidades do Litoral Norte, que aumentam de 250 mil habitantes para no mínimo 600 mil pessoas, adicionando-se os Veranistas e Turistas.
O reforço nas Forças de Segurança teve início em 19 de Dezembro – Segunda-Feira – com a apresentação dos policiais em Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, o início das operações com as escalas definidas pelos Comandantes das Companhias no dia seguinte e término do trabalho em 26 de Fevereiro, tudo isso sob o comando do Tenente-Coronel Marcelo Silva Andrade, do 20º BPM/I.
Este ano a apresentação foi diferenciada, com a Polícia Militar se reunindo na Igreja Bola de Neve às 10 horas e as Forças de Segurança do Município às 15 horas na Praça da Cultura, localizada no centro da cidade, na avenida da praia.
No total serão 640 Policiais Militares, incluindo homens e mulheres, de Soldados de Segunda Classe – recém formados – a Tenentes, que somando-se ao contingente do Batalhão dão um total de 1 mil policiais. Só em Caraguatatuba serão 241 policiais mais 120 viaturas, entre carros e motos. Além do Tenente-Coronel Marcelo Andrade, a Tenente-Coronel Andréia Marcondes esteve na cidade, representando o Coronel Lucena, Comandante do Comando de Policiamento do Interior/1, sediado em São José dos Campos.
Como ocorre tradicionalmente, além das especificações de como atuar no Litoral Norte durante o Verão, o Capitão Rapacci, Comandante do Salva-Mar, orientou os colegas de Infantaria sobre como lidar com as praias da região nos momentos de folga.
Além das 183 Câmeras de Segurança distribuídas pela cidade pela Prefeitura de Caraguatatuba e a estreia dos 60 Agentes da Guarda Civil Municipal, serão 24 Guarda-Vidas Temporários, 20 Bombeiros, 30 Patrulheiros Rodoviários, 20 homens da Cavalaria, mais a equipe com Cães e os policiais do BAEP – Batalhão de Ações Especiais Policiais, que atuarão aos finais de semana.
A Polícia Científica terá uma equipe extra aos finais de semana, além do contingente diário na região, sediados em Caraguatatuba para a locomoção, quando necessário, para as outras cidades da região. A Polícia Civil também terá reforço no seu pessoal, com Delegados, Escrivães e Investigadores, porém não tivemos acesso aos números.
As principais ocorrências durante a Temporada de Verão na região são Furto de Automóveis e Residências, Tráfico de Drogas, Roubo, Homicídios, dentre outros. Com o reforço estes crimes continuam acontecendo, porém numa porcentagem bem menor se não estivesse o Reforço na região.
No período da tarde a Prefeitura fez a apresentação das Forças Municipais de Segurança para o Verão 2022/2023. Com a apresentação do Secretariado e Convidados o Prefeito Aguilar Júnior apresentou a Guarda Civil Municipal, Salva-Vidas Temporários, Trânsito, Guarda Ambiental, Bombeiros e equipe de apoio, como Procon, Fiscalização do Comércio, Sabesp e Serviços Públicos Municipais.
Com esta organização a Prefeitura pretende que o Verão na cidade seja o mais seguro possível, pois um dos ingredientes para um Verão de Sucesso é que o Turista sinta-se seguro para passear, ter o seu lazer, aproveitar as praias e toda a base de infraestrutura viária e gastronômica em qualquer horário do dia, proporcionando a eles o retorno nas próximas temporadas.