Fachada Câmara Noturna 2011_H

 

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira – 9 de março, às 19h30 no Teatro Mário Covas, Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A honraria é concedida oficialmente desde 2011. Dos 15 Vereadores, 6 deles irão homenagear parentes.

A homenagem pelo Dia Internacional da Mulher foi idealizada em 2009 pela Vereadora Vilma Teixeira da Silva, na forma de uma solicitação ao Presidente da Câmara da época. No ano seguinte a cerimônia não foi realizada, pois não havia sido oficializado, o que aconteceu quando a solicitação tornou um Projeto de Resolução em 2011, de número 158 e datado de 4 de maio. A partir daí, anualmente os Vereadores indicam mulheres que tenham serviço prestado a comunidade local, que façam parte da história da cidade.

O Dia Internacional da Mulher surgiu da celebração da greve de mulheres do setor têxtil em Nova York no ano de 1857, quando foram duramente reprimidas pela Polícia, culminando com a morte das grevistas num incêndio criminoso dentro da fábrica onde trabalhavam. A partir deste incidente vários países e organizações tomaram para si a criação da data. A ONU – Organização das Nações Unidas designou o ano de 1975 como o Ano Internacional da Mulher e a partir de 1977 a data foi adotada pela entidade.

A homenagem em Caraguatatuba tornou-se tradicional, com os Vereadores indicando uma mulher para receber uma placa de aço inox em caixa de feltro com a menção da cerimônia, o nome do Presidente da Câmara e do Vereador que concede a honraria. É a primeira vez que esta cerimônia é realizada no Teatro Mário Covas.

Verificando a lista de homenageadas enviada nota-se mulheres de todas as vertentes da Sociedade Civil Organizada local e ao mesmo tempo, alguns nomes iguais aos dos Vereadores, o que induz que algumas honrarias serão entregues para parentes.

Não houve o envio do histórico das homenageadas, pois segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara, cada Vereador falará sobre sua homenageada durante o seu discurso. Segundo informações a discrição do histórico de vida de cada uma pelos Vereadores é a maneira de reduzir o tempo da Sessão Solene que se torna longa e cansativa com a leitura e o discurso do Legislador.

Analisando a lista nota-se que 6 homenageadas são parentes dos Vereadores. Na listagem constam a avó de um Vereador, 2 Esposas, a mãe de outro Vereador e 2 Sogras. O Site CONTRA & VERSO não conseguiu ouvir o Vereador Chininha sobre a sua indicação, pois até o fechamento deste texto o seu gabinete não havia retornado as ligações.

Perguntados os Vereadores responderam achar normal a homenagem a parentes com diversas alegações. Há quem dissesse que é melhor conceder honraria para um parente do que emprega-la na Prefeitura. Outro Vereador disse que homenagear um parente é fazer dela uma representante do sexo feminino. Um terceiro Vereador disse que sempre homenageou a sua família pois é melhor fazer isso em vida do que após a sua morte.

É praxe no âmbito da política dividir a vida pública da vida privada, afastando a família deste convívio do dia a dia, evitando assim comentários sobre benefícios ou vantagens. Homenagens a familiares, apoiadores de campanha ou famílias que representem um grande número de votos são comuns no meio político. A homenagem a parentes numa Sessão Solene que usa do Erário Público vai na contra mão das novas tendências e ventos que sopram na política atual, onde a transparência e as ações voltadas para o interesse popular são a principal prerrogativa.

A seguir a lista das homenageadas na Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

 

Homenageada Vereador Motivo
Regina Helena Polezze Carrijo Tato Aguilar Avó
Alcinéia Raquel do Nascimento Silva Santos Aguinaldo Butiá Esposa
Marta Borges da Silva Santos Aurimar Prestadora de Serviço
Ivy Monteiro Malerba Celsinho Ex-Secretária Municipal
Vera Lina da Silva Dennis Guerra Sogra
Vera Lúcia de Oliveira Faria Ceará Religiosa
Mirian de Souza Medeiros Vandinho Líder Comunitária
Sônia Regina Amarante Fernandes Fernando Cuiú Pessoa Comum
Maria Lucas Paes Nishiyama Flávio Nishiyama Mãe
Etel Margarita Ida Shimmel Carlinhos da Farmácia Esposa

 

Zenaide do Prado Manz De Paula Sogra
Salma Aparecida Cabral Martins Duda Silva Corretora de Imóveis
Darci Ferreira Coelho Chininha Não respondeu
Palmira Francisca da Silva Salete Pessoa Comum
Clemência Barbosa de Jesus Vilma Pessoa Comum

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *