Por Maíza Rodrigues
Em 2018 decidi embarcar numa viagem para a Índia, eu passava por um momento de reflexão e dor e precisava buscar equilíbrio, e a Índia era já era um sonho antigo.
Comecei a me preparar para essa viagem… Verificar o passaporte, visto, entender os costumes e tradições locais, eu almejava destruir o meu passado e construir algo novo.
Era a viagem perfeita para mim, prometia evolução espiritual!!! mas foram muitos os desafios. A guia turística que me proporcionou essa experiência já vivia na Índia e fazia estes roteiros sagrado por todo o mundo!
Sugeriu que eu visse um pouco da cultura, já que era uma viagem absolutamente diferente do que eu havia feito até então. Estudei que a Índia tem espiritualidade e muitos mistérios!. .
A começar pela religião, tudo se baseia nos textos sagrados chamados de Vedas, originalmente escrito em sânscrito. Era transmitido de forma oral aos sábios (guru) de geração para geração, e tinham muitos deuses e deusas. Os hindus acreditam que as verdades espirituais são eternas e expressam se continuamente, captadas de diversas maneiras, uma delas o yoga e os mantras.
Passei a ouvir mantras. Buscar compreensão do ser supremo e como aperfeiçoar minha existência, através do pensamento livre de cobiça, ações corretas, atitudes puras.
Os hinduístas realmente são muito espirituais. Os deuses Shiva, Brahma e Vishnu carregam o aspecto da vida, da criação do mundo, forças que atuam como criador, destruidor e renovador.
Shiva é representação do Lingam, representa o masculino, o instrumento da criação e da força vital, presente desde a origem do universo. Shiva é um dos deuses da trindade hinduísta. É o destruidor, que depois reconstrói algo novo.
Hanuman – o deus macaco representa a ausência do ego. Possui vários poderes e habilidades, mas teu propósito é servir ao seu Senhor.
Ganesha é filho de Shiva e Parvati, sua esposa. É destruidor dos obstáculos, protetor do lar e invocado sempre antes de iniciar se uma tarefa… É o senhor dos bons inícios. É o mais conhecido e venerado em todas as casas ou templo.
Durga é a encarnação da energia cósmica feminina. A protetora da lei e da ordem… guardiã protetora contra as trevas… podendo ser feroz ou amorosa. Me conectei com Durga
Eu tive uma experiência incrível no Templo de Durga que mudou meu modo de ver a vida. Durga representa o poder da realização e a mais destruidora das ilusões, protegendo a humanidade da ignorância.
É a potência feminina que organiza o caos, minha vida estava beirando o caos e foi ela a heroína escolhida por mim para me ajudar no jogo da evolução que estava por vir.
Fui abençoada no GOLD TEMPLE. Conheci em Punjab a cultura e filosofia dos SIKHS, que defendem a igualdade e renuncia à idolatria, pregando a doutrina do amor. Igualdade de raça entre homens e mulheres. Recomendo que conheçam Amritsar.
Na Índia as terapias são todas naturais, buscam através da alimentação, ervas, óleos, massagens, meditações e atividades física – prevenir as doenças. São inteligência fisiológicas que trabalham no equilíbrio do corpo físico.
São constituição dos 5 elementos e cada pessoa é perfeita como é. A prática da Yoga é a base de uma vida saudável, com equilíbrio da circulação, respiração e da energia vital. A yoga é um estilo de vida!
Outro hábito inserido na cultura hinduísta é a Puja. Uma oferenda espiritual como forma de gratidão pela benção da vida, é um ritual diário nas casas ou templos.
Esta coluna continua!!!
Maíza Rodrigues é Advogada e Procuradora na Prefeitura de Caraguatatuba, especializada nas questões ambientais e da Criança, além de amante dos Animais. Posteriormente transformou-se em conhecedora do Mundo Holístico, Místico e Terapêutico através dos seus vários segmentos. Com a sua coluna quer mostrar o outro lado das viagens de Turismo.