*Stefan Massinger
A revista paulista Adega, que sempre está bem informado e representa um “Eno-Jornalismo” de qualidade, cita num artigo um novo estudo sobre a relação entre vinho e diabetes. Como dia 14/11 é o dia mundial de diabetes, estou abordando este assunto na coluna desta semana.
Quero deixar bem claro, que não se trata de recomendações e que eu não sou médico. Estou citando um estudo e fatos apresentados no blog da revista adega.
Resumindo: O estudo revela que uma taça de vinho com a refeição pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo
Porem o momento em que a bebida alcoólica é consumida pode ser uma chave!
Apenas alguns dias depois da disputa que ocorreu no Parlamento Europeu sobre a intenção de alguns legisladores de colocar nos rótulos dos vinhos que a bebida pode causar câncer (o que foi considerado improcedente pelo Parlamento), os resultados de uma nova pesquisa apontam que o consumo moderado de vinho durante a refeição pode diminuir o risco de as pessoas desenvolverem diabetes tipo 2.
A pesquisa foi apresentada na conferência da American Heart Association, pelo autor do estudo Hao Ma, do Centro de Pesquisa em Obesidade da Universidade de Tulane de Nova Orleans. Foram analisados mais de 300 mil britânicos adultos que se declaram consumidores moderados de álcool, através de informações contidas no banco de dados biológicos do Reino Unido. Em entrevista o autor declarou que os pesquisadores estão cientes de que o consumo de álcool é uma faca de dois gumes, pela capacidade desse composto químico de causar tanto bem quanto mal, dependendo de como é consumido. No entanto, afirma o pesquisador, poucos estudos ainda se concentraram em outros detalhes, como o momento em que a bebida alcoólica é consumida.
O estudo acompanhou os britânicos por quase 11 anos de descobriu que entre os 300 mil pesquisados, 8.600 pacientes desenvolveram diabetes tipo 2. No entanto, o pesquisador revelou que o risco da doença foi 14% menor entre aqueles que bebiam bebidas alcóolicas com as refeições e ainda menor entre aqueles que escolheram o vinho. “Entendemos através desse estudo que o consumo moderado de vinho junto das refeições pode prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2, se você não tiver nenhuma outra condição de saúde que possa ser agravada pelo consumo de álcool e em acordo com o médico que o acompanha”, afirmou Hao Ma.
As hipóteses levantadas pelo estudo ainda não definem se o consumo de vinho tinto é mais efetivo para a saúde do que do vinho branco, mas elas apontam que os compostos presentes no vinho (os antioxidantes e os polifenóis entre eles) auxiliam o corpo na metabolização da glicose, diminuindo assim o risco de diabetes tipo 2.
Que noticia boa – mas cuidade – o estudo mostra, que não será um “libere geral!”, mas sim, que a moderação ainda é a chave!
* Stefan Massinger nasceu na Áustria, sul de Viena, numa região de vinhos. Vive em Caraguatatuba, sendo Master do grupo Wine, o maior e-commerce de vinhos da América Latina, responsável para gestão de pessoas e vendas. Também já trabalhou com venda de vinhos e atua também como consultor independente de negócios.