Vinho faz bem para a saúde – derrubando um mito

*Stefan Massinger

Muito se fala sobre os efeitos de vinho para a saúde, e na coluna anterior derrubamos o mito, cientificamente comprovado, que vinho não faz tão bem para o coração como sempre achamos, também comprovado em estudos anteriores. Mas para mim, como simples apreciador desse bebida maravilhosa milenar, sempre resta a dúvida, nutrificando defender o consumo moderado e vinho, porque uma bebida que influencia tanto a humanidade, as diversas religiões, ainda existe, ainda está presente e vital em várias dietas ao redor do mundo. Principalmente no berço do vinho, nos países europeus.

Então gosto muito de pesquisar e ler sobre os efeitos de vinho para nossa saúde. E sim, separo o consumo de álcool com consumo de vinho. Porque é algo que não vou defender é a embriaguez com qualquer substancia alcoólica, que ingerimos.

Nesse contexto vi um estudo interessante sobre os efeitos do consumo de vinho e os efeitos para doenças neurológicas.   Um estudo publicado na revista cientifica Journal of Alzheimer’s Disease mostra que o consumo moderado de vinho ajuda na memória e na capacidade mental.

A pesquisa feita por médicos do Hospital Clinico de Barcelona mostra que outros alimentos, assim como azeite e o café, também ajudam quando fazem parte da dieta habitual da pessoa. Foram investigadas 447 pessoas, com idades entre 55 e 80 anos, que consumiam esses produtos em sua dieta habitual, em quantidades moderadas.

O resultado mostrou que duas taças de vinho melhoram as funções cognitivas, e ajudam a proteger contra o mal de Alzheimer e males cognitivos decorrentes da idade.

Descobriu-se também que o azeite de oliva, uma máximo de 600 mililitros por dia, melhora o domínio do vocabulário, pois favorece a memória verbal.

Cada vez mais que me enterro neste assunto de aspecto da saúde e o consumo de vinho, reparo, que não podemos deixar o consumo do néctar do Dioniso isolado. Mas que ele junto com outros alimentos e bebidas ajuda nossa saúde sim. E cada vez mais me apareça que a dieta mediterrânea é uma das mais saudáveis do mundo. E ela inclui sim e desde milênios o consumo moderado do vinho também. Viva!

 

 

* Stefan Massinger nasceu na Áustria, sul de Viena, numa região de vinhos. Vive em Caraguatatuba, sendo embaixador do grupo Wine, o maior e-commerce de vinhos da América Latina. Hoje atua também como consultor independente de negócios, capacitando empreendedores e empresários através de palestras, cursos e treinamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo