As variedades do Cardápio Brasileiro são muitas e atendem a maioria do povo que se alimenta diariamente, seja do Oiapoque ao Chuí, seja do Espírito Santo as divisas do Mato Grosso. Dentre os vários ingredientes e pratos destaca-se a Farofa, incluída em 95% dos pratos servidos pelos Restaurantes, principalmente em Caraguatatuba. A pergunta que não quer calar é: Porque servir Farofa???

Mesmo antes da Pandemia do Covid-19 os Restaurantes da cidade tinham, em boa parte de suas receitas, as entregas por Motoboys, seja em casa ou no trabalho. Atualmente esta receita triplicou devido a doença, o perigo de aglomeração, o confinamento social e o Home Office e em todos estes períodos, o cardápio diário inclui sempre a Farofa.

A Farofa é um prato típico da Culinária Brasileira e trata-se de tostar Farinha de Mandioca ou de Milho com temperos, iguarias e complementos. Tradicionalmente servida nos Churrascos, a Farofa ganhou destaque e hoje é parte integrante da maioria dos pratos servidos diariamente pelos Restaurantes, principalmente por Delivery.

Mas você que almoça diariamente nos Restaurantes da cidade já parou para pensar na Farofa que é servida??? Na verdade a Farofa não passa de Farinha aquecida, acrescentada de sal e em alguns casos, de cebola tostada. Você já parou para pensar também que a Farofa servida não harmoniza com nenhum dos pratos a qual vem acompanhada???, servindo apenas para fazer volume no seu santo estômago, que depois de um rápido e pequeno café da manhã e horas estafantes de trabalho, clama e ronca a espera de uma refeição com substância???

Farofa no real sentido da palavra é a dita Farinha, acrescida de cebola, tomate, pimentão, ovos, bacon e cenoura, dentre outros itens e temperos, assim como você faz na sua casa. Se esta é a verdadeira receita de Farofa, porque não é servida pelos Restaurantes quando pedimos o nosso almoço ou jantar??? Com certeza a questão do capital tem uma séria influência neste quesito, pois os Restauranters vão dizer que vai encarecer o preço final do prato solicitado. Neste caso, penso que se um dos itens servidos não tem a devida qualidade, não seria melhor tirá-lo do cardápio, colocando outro item mais saboroso e que não vai encher o seu estômago apenas???

Da minha parte eu junto as porções de Farofa que me oferecem e faço uma reengenharia alimentar, adicionando os tradicionais itens já citados. Está na hora de retirar a Farofa dos cardápios e deixa-la apenas para os Churrascos de Domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *