Olavo 115

 

Em Caraguatatuba são comuns as áreas com Registro de Posse, com Escritura Definitiva e sem qualquer registro, sendo esta última o maior índice de problemas no Cartório de Registro de Imóveis e nas questões ligadas a Reintegração de Posse no Fórum local. A falta de registro é uma questão simples de resolver e que evita atropelos nas horas mais impróprias.

Todo aquele que deseja comprar uma gleba, um lote ou terreno e até uma casa, sobrado ou apartamento deve ficar atento a algumas questões básicas que isentam o comprador de problemas jurídicos, principalmente vindo de pessoas mal intencionadas.

Segundo o Topógrafo e Agrimensor José Olavo Garcia, com experiência comprovada no setor o comprador precisa ficar atento, primeiramente no vendedor, se é Corretor de Imóveis estabelecido, com número no CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis e dele tirar todas as dúvidas pertinentes ao imóvel que deseja comprar.

Saber se a área é registrada na Prefeitura, quem é o atual dono, se há processos contra a área e o proprietário no Fórum e na Prefeitura são informações primordiais se você deseja comprar um imóvel em situação regular. Obviamente você precisa perguntar se a área é de Escritura Definitiva, de Posse ou sem qualquer registro.

Informar-se quanto a impostos em atraso e se o imóvel em questão está em área de preservação permanente são quesitos tão importantes quanto os anteriores citados. O mais importante de tudo é o quanto ao Registro de Imóveis, pois ele é a segurança vital e principal do que você está comprando, de um imóvel de conhecimento do estado e do município e não de um pedaço de terra grilado de alguém e vendido para você de má-fé. Lembre-se sempre disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *