A última Eleição nos traz um grande Aprendizado

A nossa vida é recheada de bons e maus momentos. Desnecessário fazer esta citação, porém importante para iniciar este texto. Devemos aprender a tirar algo de bom em todos os maus momentos de nossa vida, pois servirão para não o repetirmos, seja no presente como no futuro, na vida íntima e particular como na vida profissional. Esta tese não muda na vida política ou na campanha política que participamos, pois as falhas cometidas ou as ações realizadas podem contribuir para o êxito no próximo pleito. As Eleições Municipais de 2020 foram e serão um grande aprendizado!!!.

Uma campanha política é forjada num caminho delicado, tortuoso e cheio de problemas conhecidos que são fáceis de resolver pois você já o conhece e saberá como resolvê-los. Sendo assim reza a praxe que você esteja pronto para resolver as situações comuns e não crie novos problemas que serão de difícil solução e poderão causar a sua derrota.

Se em 2016 tivemos uma vitória bizarra por apenas 37 votos e tumultuadas ações na Justiça Eleitoral, em 2020 foram vários os candidatos mas que por praxe e tradição acabaram afunilando em apenas dois concorrentes com a Reeleição do atual Prefeito Aguilar Júnior por uma margem mais sólida e tranquila, que ultrapassou os 2 mil votos.

É regra básica em toda eleição a união do maior número de partidos e candidatos à Vereador em torno do candidato ao Majoritário, como forma de obter a maioria dos votos e compor uma Câmara Municipal também com uma maioria para poder governar com tranquilidade por um período de quatro anos.

Mas o que podemos analisar das Eleições Municipais de 2020 que não será usado em 2024 para não repetir no mesmo erro??? O lançamento tardio da campanha de Mateus Veneziani é um erro que não deve ser repetido no núcleo Carlista ou em qualquer grupo que deseje concorrer no próximo pleito, pois um candidato precisa de tempo para ser assimilado, conhecido, lembrado e ouvido pelo Eleitorado. Outro erro que não pode se repetir é tentar lutar contra a Máquina Política tratando-a de igual para igual. A estrutura de quem está no poder é muito grande e o combate precisa ser feito nos mesmos moldes. Lutar contra a Máquina, mesmo que apresente erros ou falhas administrativas, de igual para igual é Suicídio Político, é entregar-se ao seu Predador como uma Virgem ao Sacrifício.

Montar uma equipe mediana como fez Eduardo Stanellis e ter esperança de vitória é zombar dos Eleitores. Não espere uma grande votação, pois o Coronel Reformado não é mais novidade, não apresentou resultados nos últimos anos, sua votação para Deputado foi menor do que a para Prefeito em 2020 e os resultados estimados para 2024 não irão atrapalhar os candidatos que irão polarizar o pleito.

Falando sobre escrutínios passados não espere que a vitória de Lula para Presidente irá motivar o PT em Caraguá a se alvoroçar numa candidatura à Prefeitura, pois com certeza perderá mais de 75% de seus apoiadores que na verdade deram sustentação aos Petistas por serem contra Jair Bolsonaro e não por defenderem as bases do Partido dos Trabalhadores.

Ao mesmo tempo candidaturas como a de Neto Bota e José Ernesto mostram que andando sozinhas não despertarão o interesse dos Eleitores, pois sem a Máquina não representam nada, ainda mais que não terão estrutura para montar uma equipe sólida e consistente. É bom lembrar que os citados neste parágrafo tinham um relacionamento político, um namoro que terminou em dois de Outubro, após o Primeiro Turno das Eleições Gerais de 2022.

Ainda falando sobre o passado para refletir no futuro voltamos ao Ex-Prefeito Antonio Carlos da Silva, que deixará de ser elegível por ter contas rejeitadas pela Câmara Municipal e enfrentará problemas por perder o Republicanos na cidade, que deverá passar para as mãos do Vice-Prefeito José Ernesto. Como o Ex-Prefeito é adepto da Velha Política, de fazer tudo na última hora, deverá escolher uma nova legenda daqui a alguns meses, tendo que reconstruir um novo alicerce há poucos meses antes do novo pleito.

No caso de Neto Bota o caso é ainda mais grave, pois um grande Veículo de Comunicação local não dará a ele o apoio que no passado foi dado, visto que não terá o apoio integral de sua equipe.

Outro grande problema para o Ex-Prefeito é de ordem interna, pois deverá surgir uma disputa interna entre seus filhos, Mateus Veneziani e Antonio Carlos Júnior, o primeiro por ter concorrido em 2020 e o segundo, atualmente Vereador, exigindo a sua vez para concorrer. Nesta briga surge como terceira opção a filha Michele Veneziani, que concorreu para Deputado Estadual em 2018 e tem agora o Domicílio Eleitoral em Caraguatatuba, depois da separação do seu marido, Felipe Augusto, Prefeito de São Sebastião.

O aprendizado que se tira é que disputas internas levam a rupturas que desmontam a equipe e podem cultivar a Espionagem Eleitoral que em 2016 foi bastante usada.

Mas mesmo quem está com a Máquina pode ter problemas, pois tendo definido o Vice com cerca de 90% de certeza duas pessoas bem próximas do clã Aguilar disputam a predileção do atual Prefeito e de seu pai, o Ex-Prefeito José Pereira de Aguilar, deixando, esperamos, para no tempo certo serem citados e indicados para uma campanha vitoriosa.

Há quem diga que dentro do Clã Aguilar existe a possibilidade de reatar o namoro com Neto Bota, colocando-o como Vice, com o acordo de promove-lo a candidato à Prefeito em 2032. Atitudes como esta beiram a problemas futuros, a uma morte anunciada porque o orgulho político falará mais alto nesta hora e ao invés de uma ruptura, poderá causar a fadiga da campanha, onde tudo será feito para atrapalhar e desmotivar a busca pelo voto.

A história mostra bem que isto já aconteceu. Em 1964 o General Kruel criticava o Governo João Goulart e com base nisso, o Presidente transferiu o oficial para longe dele e devido a isso deu a ele toda a tranquilidade para organizar o levante de Março daquele ano.

Aprender com os erros e o passado é garantir um melhor presente e futuro, com folego o bastante para resolver novas questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo