A Praça Dr. Cândido Mota, no centro geográfico e comercial de Caraguatatuba esteve movimentada na manhã desta segunda-feira – 11 de julho, devido a realização de uma Ação Institucional conjugada entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Caraguatatuba. O grande número de policiais dos vários grupos que realizam a segurança na cidade movimentou a praça e a população. Mesmo com toda a agitação os moradores ainda sentem os grandes índices de criminalidade e a redução Atividade Delegada no município.
Quem passou pela Praça Dr. Cândido Mota na manhã desta segunda – 11 de julho pode ver boa parte do aparato policial do qual dispõem a cidade; Policiais na ronda de Bicicleta, de Motocicleta – ROCAM, a Base Comunitária, viaturas comuns e uma equipe da Força Tática. Os policiais eram colocados em locais estratégicos nos limites da praça e intensamente fotografados, tanto pela Polícia Militar como por uma equipe da Prefeitura de Caraguá.
Segundo apurou o Site de Notícias CONTRA & VERSO o motivo da exposição de tamanho aparato tem por objetivo a elaboração de Outdoors a serem distribuídos pela cidade com mensagens positivas sobre o trabalho da Polícia Militar em prol da população. A ação institucional envolveu pelo menos 4 viaturas e 10 policiais.
A sessão de fotos gerou espanto e uma certa indignação perante a população, que ouvidos pela reportagem, preferiam muito mais o aumento na Atividade Delegada do que a elaboração de Outdoors espalhados pela cidade, pois as fotos apenas escondem a grande onda de violência que recai na cidade, onde a Atividade Delegada foi reduzida de 63 para 16 homens. Para se ter uma idéia, em Taubaté o mesmo programa utiliza-se de 150 policiais diariamente em patrulha pela cidade, além do contingente normal que trabalha n