Antonio Carlos da Silva_Prefeito

 

O Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva exigiu a exoneração dos Secretários Municipais que estariam antecipando uma Pré-campanha eleitoral visando as eleições municipais de 2016. O anúncio foi feito na manhã de hoje, via fone, a uma emissora local.

O Chefe do Executivo Caraguatatubense estava a caminho de São Paulo, ao Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista, para a assinatura do contrato com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, para a construção do Hospital Regional, quando entrou na programação de uma emissora local via fone, para falar sobre o motivo da viagem.

Esta foi a primeira aparição do Prefeito após retornar de uma viagem de 12 dias com toda a família para os Estados Unidos. Enquanto anunciava o motivo da viagem, o locutor questionou o Prefeito Municipal sobre os Secretários Municipais que estariam fazendo uma pré-campanha política visando as eleições de 2016, antes do anúncio oficial de Antonio Carlos, marcado possivelmente para abril do próximo ano.

O bate papo entre o locutor e o Prefeito ocorreu por volta das 8h30 e neste momento, Antonio Carlos da Silva mostrou-se extremamente estressado com o assunto. Ato contínuo ordenou que os Secretários Municipais que estivessem fazendo isso se afastassem imediatamente de seus afazeres, pedindo exoneração da função. É de conhecimento público que os Secretários de Obras Públicas, Serviços Públicos e Esportes, respectivamente Gílson Mendes, Sérgio Braz e Nivaldo Alves estão na lista de pretensos pré-candidatos a receberem a indicação do Prefeito de Caraguatatuba. O médico Marcelo Ugatti, que não consta da lista de pretensos e não é Secretário Municipal, também foi citado.

Prestação de Contas 0809_03

Antonio Carlos da Silva tem pregado aos quatro cantos da cidade que o ano de 2015 será voltado apenas para o trabalho e as obras restantes na cidade, como forma de construir uma base sólida para enfrentar a oposição nas eleições de 2016, sendo vetado o assunto eleição, para que não haja a perda do foco no trabalho que vem sendo realizado. Durante sua fala citou Madre Tereza de Calcutá; “O maior erro das pessoas é a mentira!!!” e o ex-Governador Mário Covas; “O verdadeiro político pensa nas próximas gerações e não nas próximas eleições!!!”.

Um fato estranho vinculado a essa declaração do Prefeito ocorreu na quarta-feira. Circulou pelo meio político a informação de que estaria pronta uma lista de Secretários exonerados. A última vez que isso ocorreu o Secretário de Comunicação da época, André Procópio, foi exonerado e transferido como adjunto na Secretaria de Turismo, com o Vice-Prefeito Antonio Carlos da Silva Júnior ocupando a vaga.

Se tudo ocorrer como ordenou o Chefe do Executivo a exoneração deve proceder a partir de 1º de setembro. O nome dos novos Secretários não foi cogitado, comentado ou mencionado, seja oficialmente, seja nos bastidores do poder na Luiz Passos Júnior número 50.

Durante o desabafo o Prefeito mencionou que vai fazer um Plano de Governo feito sob consulta a população. Os pretensos candidatos tem feito uma pré-campanha velada, de bastidores na cidade, aguardando saber quem será o indicado para suceder Antonio Carlos da Silva nas urnas.

A atual Lei Eleitoral estipula que o afastamento para candidatura deverá ser feito seis meses antes do pleito. Espera-se que este prazo seja reduzido, tendo em vista a movimentação em Brasília pela mudança nas regras.

Após o anúncio do Chefe do Executivo analistas de plantão, comentários da chamada “Rádio Peão” e conjecturas das mais diversas produziram as mais variadas análises sobre o assunto, tais como vingança por não favorecimento a profissionais e veículos de comunicação ou uma ação maquiavélica para dizimar a candidatura de um dos pretensos e até uma medida política errônea, que acabará favorecendo a oposição, que está em trabalho diário visando as urnas.

O Site de Notícias CONTRA & VERSO procurou os pretensos pré-candidatos Secretários Municipais para falar sobre o assunto. Gílson Mendes não foi encontrado para falar sobre o assunto. Nivaldo Alves afirmou que dará declaração após conversar com o Prefeito Antonio Carlos e Sérgio Arnaldo Braz não atendeu aos chamados da redação para falar sobre o fato.

Prestação de Contas 0809_04

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *