As portas da Eleição 2016

Eleições 02

Estamos a um ano das Eleições Municipais de 2016 em Caraguatatuba. Na verdade estamos há um ano e sete meses, ou 19 meses. Pode parecer muito mas este é um tempo, um período escasso, onde quem desejar almejar um cargo eletivo com sucesso deve iniciar seus trabalhos agora. O tempo urge como diria o finado José Wilker, mas a Sapucaí dos votos é curta, está aí, na nossa cara.

Porque bato na tecla de que o tempo é curto para preparar um candidato a Vereador ou Prefeito? Primeiro que há muito que preparar e organizar e segundo que a distância para os eleitos é muito grande.

Inicio o texto com a seguinte pergunta: “Vamos apostar uma corrida, da avenida da praia até o centro de São Sebastião. Eu estou em frente ao Parque do Trombini e você na nova Praça de Eventos, no Porto Novo. Saímos juntos ao sinal de largada. Quem você acha que irá chegar primeiro???”. Esta é a singela diferença entre você, que deseja um cargo eletivo nas eleições do ano que vem e todos aqueles que já estão eleitos e desejam a reeleição.

Montar toda uma estrutura de eleição requer tempo, dinheiro, organização, pessoal especializado, negociação com partidos e diversos níveis da sociedade organizada, adequação a lei eleitoral, aplicação de métodos, comprovação de direção e liderança, dentre outros.

A filiação a um partido político é o primeiro item. A lei permite que você escolha até setembro deste ano a sua legenda e após este prazo e feita a escolha, não poderá haver mudança.

Sem dizer oficialmente que é candidato, mas que pretende ser, ou seja, como pré-candidato, reúna-se com as diversas comunidades do município, debata com eles os problemas de cada localidade e setor e apresente soluções para cada uma delas.

Eleições 01

Estas mesmas reuniões deverão ser feitas com os vários diretórios municipais ou representações de partidos políticos instaladas na cidade. Solicite deles o apoio necessário e apresente uma contrapartida para isso, que pode ser respaldo financeiro ou de material, bem como a participação numa Secretaria.

Reúna-se e programe-se com pessoas ou empresas que poderão lhe dar o suporte necessário para a campanha. Faça o trato devido de que quando for candidato contará com o apoio dele.

A partir daí monte sua equipe: Profissional de Marketing, Fotógrafo, Jornalista, Câmera, Sociólogo, Especialista em Pesquisas, Cabos Eleitorais, Líderes Comunitários, Contador, Advogado, Locutor. Com essa equipe veja o que manda a lei, prepare pesquisas eleitorais, faça treinamentos em Mídia Training, percorra os bairros e veja quais são os seus problemas e prepare soluções. Coordene a criação de um Plano de Governo ou de Ação e mostre sua cara em eventos sociais e escrevendo textos em jornais, criticando situações e apresentando soluções.

Tenha pleno conhecimento dos mecanismos da Prefeitura e Câmara e do Orçamento Municipal, pois com certeza você vai ser chamado para opinar e poderá apresentar modificações caso seja eleito.

Depois de aprovado pelo partido e aprovado quem irá te apoiar, inicie a campanha e lute como um leão para conquistar os votos necessários para a sua vitória.

Pára para pensar agora. Já pensou iniciar tudo isso em março de 2016 e achar que poderá vencer????

Eleições 03