*Por: José Castro

 

Uma das coisas que é conhecido em Portugal é o que todos falam “Bacalhau do Porto” será que é do Porto mesmo?

Vamos já entender o que é mito e verdade.

Se não sabem o Bacalhau é um peixe que o seu habitat é em mares gelados conhecidos por glaciares, havendo o Ártico a Norte do planeta e o Antártico na extremidade oposta.

O país mais conhecido e acredito o mais desenvolvido para a captura tratamento até chegar à nossa mesa é a Noruega.

Mesmo Portugal sendo um País de grandes descobridores e tendo ainda nos dias de hoje uma das melhores e maiores escolas da Marinha do Mundo “Navio Infante Sagres” tem seus embarcados que passam seis ou mais messes navegando mares em captura dessa iguaria.

Porto é apenas a Cidade onde existe um porto de Mar de acesso a navios, arrastões e todo o fluxo que as exportações e importações trazem no crescimento Nacional, sem esquecer o transporte aéreo com o Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro.

Existe a Cidade de Aveiro a uns escassos setenta ou oitenta Km do Porto um pouco mais a sul, que para mim é a mais importante na História do Bacalhau.

Esta é a Cidade onde é feito a secagem, o processo de salgagem, o tratamento de conservação do Bacalhau e embalagem.

As cidades a beira Mar têm o seu maior desenvolvimento voltado para o Mar por toda a sua riqueza, entre elas estão Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Matozinho, Aveiro, Figueira da Foz e Nazaré.

Faltou o Porto, o mesmo nome que dá Nome ao nosso famoso Bacalhau do Porto.

Pois é, Porto é a cidade mais conhecida e próxima das restantes já citadas.

Essa é a razão que acaba dando nome ao nosso BACALHAU!

 

 

*JOSÉ PEREIRA CASTRO Tem 55 anos, está cursando o Ensino Médio tem formação de Vigilante, Manipulação de Alimentos e Informática, experiência em geriatria e restauração. Faixa Preta de Karatê Shotokan JKA  2°- Grau (Ni Dan), ministra aulas para crianças a partir dos quatro anos, adolescentes, adultos sem limite de idade e PcD, assim como aulas de Defesa Pessoal, voltada para Mulheres e Forças de Segurança. ww.ckscjka.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *