BLOGUEANDO 02 – MAR – 2015

Fim de Semana

Estou em dúvida quanto a publicar ou não textos e o Blogueando nos finais de semana. Pelo sim e pelo não vamos manter a produção de segunda a sexta e analisaremos o aumento de trabalhos no sábado e domingo. Dê sua opinião, escreva, ligue, mande e-mail, inbox, etc………

Respostas

A Prefeitura enviou as respostas sobre questionamentos publicados durante a semana nas Fotos Legenda. Devido ao tempo de resposta e horário de solicitação a resposta da Asscom da Prefeitura pode não vir junto com o texto, mas será publicada com certeza.

Senegaleses

Sobre os Senegaleses que fazem comércio irregular na cidade desde o Verão e por aqui ficarão até abril, a Prefeitura informa que está ciente da presença de senegaleses vendendo mercadorias de modo irregular. Já houve apreensões de mercadorias dos mesmos, sendo que muitas vezes, eles se evadem do local deixando seus pertences na rua.

Apreensões

A secretaria da Fazenda informa também que a Fiscalização do Comércio efetuou no último mês (janeiro) apreensão de 294 capas de celulares, 79 painéis telados, centenas de bebidas alcoólicas em caixas de isopor, diversas garrafas de bebidas não alcoólicas, caixas térmicas com cervejas.

Em 2014

No exercício de 2014 também foram feitas diversas apreensões desta natureza. No entanto, não há como precisar, pois diversas apreensões foram realizadas em conjunto com o setor de Fiscalização de Posturas, da secretaria de Urbanismo.

Vidro e Luz no Abrigo

A falta de uma folha de vidro Blindex no abrigo que fica entre as ruas Guarulhos e São Benedito e de luz nos abrigos restantes existentes na avenida da praia, recebeu uma resposta direta e simplória da Prefeitura, de que a  secretaria de Urbanismo já foi informada e irá resolver o problema.

Fio de Telefone

O fio que está caído, atravessando a avenida Miguel Varlez e fazendo moldura no abrigo de ônibus em frente a Praça da Bíblia, foi descoberto ser da Vivo e segundo a secretaria de Serviços Públicos a empresa já foi comunicada sobre o problema.

Sem Teto

Sobre os Sem Teto ou Moradores de Rua encontrados na Praça da Bíblia, a secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania informou que, segundo o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), órgão que atua com esse serviço, a estimativa da população de rua atendida em 2014 em Caraguá, foi 1.468 moradores de rua, entre homens e mulheres. Foram fornecidas 320 passagens intermunicipais.

Procedimentos

Os procedimentos realizados pelo CREAS a pessoas em situação de rua: oferta de serviços de acolhimento temporário em casa de passagem; serviço de abordagem sistemática nas ruas e pontos de concentração desta população; oferta de passagens para retorno ao município de origem e/ou ao convívio familiar; orientação individual; encaminhamentos diversos como acesso a documentação, fundo social, comunidade terapêutica, inserção ao mercado de trabalho.

Ginástica Exterminadora

Lembra-se da Estação de Ginástica para Idosos instalada na Praça do Caiçara, no Museu Municipal? A secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso informou que foram plantadas árvores de crescimento rápido para proteger a academia ao ar livre. A Asscom apenas não informou quanto tempo será o crescimento rápido destas árvores.

Outros locais

A Asscom informou que outros procedimentos foram feitos em outros locais. Segundo a secretaria, em outros locais onde foram implantadas essas praças houve a instalação de pérgolas, mas estas precisam de trepadeiras, que demoram mais para crescer do que as árvores.

Qualquer outra intervenção construtiva seria prejudicial à prática de exercícios ao ar livre.

Comentários

E depois da publicação do texto sobre a falta de líderes, na Coluna Política de quinta, os comentários dão conta de que o mais próximo do Prefeito Antonio Carlos e com chances de ser o seu candidato é o Secretário Sérgio Braz.

Restante

Quanto ao restante, comenta-se que Gílson Mendes não teria a mesma força, apenas o poder de conquistar mais apoiadores financeiros e que mesmo a Lobista Cristina Bota não conseguiria convencer o Prefeito de que seu filho seria a melhor opção.

Não repassa

Segundo a tradição política um líder político não consegue repassar a totalidade de seu eleitorado para o seu candidato e sucessor. Comumente o repasse é de no máximo 20%, sendo que o restante dos votos é o trabalho que a equipe terá para conseguir e eleger o candidato.

Impasse

Dito por um tradicional líder político hoje aposentado e que já ocupou cargo no Legislativo e Executivo. “O maior problema não será encontrar uma liderança política, mas os grupos entrarem em acordo para escolher um líder”.

Egoísmo

O maior problema para a falta de lideranças na cidade é que o Prefeito Antonio Carlos da Silva é mestre em destruir lideranças, sejam elas adversárias ou participantes de sua casta política.

16 anos

Ao longo destes 16 anos qualquer liderança oposicionista foi podada pelo alcaide e as lideranças situacionistas que teimavam em aparecer o Chefe do Executivo, que não admite outra estrela a não ser a sua na Constelação de Caraguá, tratava de destruir.

Tempo Curto

É bom lembrar que há cada dia que as oposições não entram num acordo para escolher um nome visando as eleições municipais, a situação se fortalece e mantêm a liderança, com mais chances ainda de vencer o pleito.

Exemplo

É como se 2 pessoas estivessem apostando uma corrida do Centro até a nova Praça de Eventos no Porto Novo. Enquanto a oposição está na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, a situação está na Praia das Palmeiras. Quem você acha que está na dianteira???