BLOGUEANDO 08-MAI- 2015

Bloguear 2

Petrobrás

A diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, recebeu há poucos dias o prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations and Institutions, reconhecimento mais importante que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore.

Local

A cerimônia de premiação ocorreu durante jantar em Houston, Estados Unidos, na Offshore Technology Conference (OTC), maior evento do mundo dedicado à área de exploração e produção de petróleo no mar.

Produção

Ela ressaltou que, apenas oito anos após o anúncio da descoberta do pré-sal, a nova província petrolífera já responde por mais de 20% da produção de petróleo da companhia no Brasil.

CO²

Após enumerar algumas tecnologias que levaram a Petrobras a conquistar o prêmio, a executiva destacou que todo o dióxido de carbono produzido no pré-sal está sendo reinjetado. “Com isso, evitamos a emissão de 1 milhão de toneladas de CO2”, contabilizou, lembrando que a iniciativa aumenta o volume de petróleo extraído dos campos.

Espesso

A diretora lembrou os desafios trazidos pelo pré-sal, localizado a 300 quilômetros da costa, sem infra estrutura instalada na época da descoberta, com profundidade total de até 7 mil metros e espessa camada de sal. “Este cenário representava uma grande oportunidade para desenvolver tecnologias viabilizadoras junto com a indústria. Percebemos que seriam necessárias soluções inovadoras para extrair petróleo destes campos de maneira segura, rentável e ambientalmente sustentável”, disse.

Pat

Veja as vagas desta semana do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS).

Vagas

Acabador de mármore e granito, Ajudante de farmácia, Professor de taichichuan, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de enfermagem, Auxiliar de limpeza, Cozinheiro geral, Encarregado de cozinha industrial, Empregado doméstico arrumador, Estampador de tecido, Farmacêutico, Fiscal de loja, Garçom, Leiturista (PCD), Mecânico de refrigeração, Montador de estruturas metálicas, Nutricionista, Padeiro, Recepcionista de hotel, Salgadeiro, Serrador de mármore, Técnico em manutenção de equipamentos de informática, Vendedor de consórcio e Vendedor pracista.

Dia do Desafio

A secretaria de Esportes de Caraguá e o Sesc (Serviço Social do Comércio) de São José dos Campos promoveram o Encontro Técnico Regional do Dia Desafio no auditório da Fundacc. O seminário é voltado aos profissionais e estudantes de Educação Física, além dos nadadores de Caraguá. Houve palestras com o medalhista olímpico Gustavo Borges e o professor universitário Hermes Balbino.

Sensibilizar

Com o tema “Esporte para Todos: O desafio é manter ativo em todas as fases da vida”, o objetivo é sensibilizar e estimular a reflexão sobre a importância das atividades físicas e de lazer.

Sorteio

O sorteio que definirá os confrontos entre as cidades participantes será no dia 12 de maio (terça), no Sesc Jundiaí. Os municípios competem no dia 27 de maio (quarta) em busca de mobilizar o maior número de pessoas para praticar atividades físicas.

Projeto

O nadador Gustavo Borges atualmente desenvolve o Projeto Social “Nadando com Gustavo Borges”, que objetiva o acesso à natação por crianças e adolescentes da cidade de Itu (SP).  O professor Hermes Balbino é mestre e doutor em Ciências do Esporte pela Unicamp. Suas graduações em Psicologia e Educação Física possibilitaram trabalhar com a seleção brasileira de basquete feminino e, atualmente, como psicólogo de apoio das seleções femininas da Confederação Brasileira de Vôlei.

Dia do Desafio

O Dia Mundial do Desafio (World Challenge Day) é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e ocorre anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O Sesc SP coordena o evento no continente americano desde 2000.

Conferência

Educadores, estudantes, membros do Executivo, Legislativo e Judiciário, representantes da sociedade civil de todos os segmentos estão convidados a participar da 1ª Conferência Municipal de Educação, no dia 13/5/2015 (quarta), a partir das 14h, no Teatro Mario Covas.

Plano Municipal

O evento fechará o ciclo de encontros, do qual participam representantes de vários setores para definição das metas, que compõem o Plano Municipal de Educação (PME) de Caraguá para os próximos 10 anos.

Pré-Encontros

Entre abril e maio foram promovidas pré-conferências na secretaria de Educação, unidades escolares e em segmentos afins, onde foram colocadas sugestões, complementações e alterações dentro das 20 metas do PME. A 1ª Conferência promoverá um amplo debate, com a finalização do documento que será enviado à Câmara Municipal para aprovação até o dia 24 de junho.

PNE

O Plano Municipal de Educação faz parte das diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) e contempla metas que vão desde a educação infantil até a pós-graduação, passando pela gestão, financiamento e formação dos profissionais.

Restauração

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciaram nesta terça-feira, 5, na sede do Banco, no Rio, nova forma de apoio não reembolsável a projetos de recuperação da vegetação nativa brasileira, o BNDES Restauração Ecológica.
Home Office

BB lançou projeto piloto em que funcionários trabalham de casa (Home Office), com intenção de aprimorar eficiência operacional, produtividade e qualidade de vida dos funcionários, além de ampliar a percepção dos valores da modernidade e inovação, alinhando-se às novas tendências de mercado.

Hapkidô

Mais técnicas, mais segurança, mais eficiência e melhores resultados. Foi pensando nisto que todo o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Sebastião passou recentemente por um treinamento ministrado por um mestre em  hapkidô.

Curso

O curso prático de Imobilizações Policiais e Condução de Pessoas Detidas foi realizado na própria base da GCM, instalado no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade no final de abril. Na ocasião, o GCM Gustavo  Caprioti Marques ministrou técnicas modernas sobre abordagem, imobilizações e conduções de pessoas em confronto com a Lei.

Mérito Cultural

Foi aprovado na Câmara Municipal de Caraguatatuba, durante a 14ª sessão ordinária do ano, o projeto de resolução 04/13, do Vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), que institui o título de mérito cultural, destinado a recompensar os relevantes serviços prestados à valorização, proteção e memória da cultura do município, pelas entidades, organizações, autoridades e cidadãos que ajam pelos seus próprios esforços ou pelas suas organizações, revelando real interesse pelo desenvolvimento cultural da cidade.

Cultura

O título será concedido por meio de projeto de decreto legislativo e será entregue em solenidade no dia 05 de novembro de cada ano, quando se comemora o Dia Nacional da Cultura.