BLOGUEANDO 10 – ABR – 2015

Bloguear 5

Tolerância

Você sabia que a JARI observa sempre 7 quilômetros de tolerância na velocidade a qual você é autuado, ou seja, como o limite é de 50 quilômetros/hora, se você for autuado até 57 quilômetros faça o seu recurso para obter deferimento.

Velocímetro

Obviamente você precisa sincronizar a diferença do seu velocímetro com a velocidade real constatada no radar e os quilômetros de tolerância. Reza para ter sorte e conseguir o deferimento e para evitar problemas, transite no limite informado, pois não faz mal a ninguém e ainda te mantêm vivo.

Lgbt

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participa até sábado, em Los Angeles, da 32ª Convenção Anual da IGLTA (International Gay and Lesbian Tourism Association).

Objetivo

A associação congrega parte das maiores empresas especializadas neste segmento em todo o mundo. Além disso, se envolve em causas sociais, como a defesa dos direitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis); viagens de turismo, informando, denunciando e auxiliando o viajante a planejar seu passeio.

Periodicidade

A convenção ocorre todos os anos em um país diferente. Em 2012, pela primeira vez, o Brasil sediou o evento, na cidade de Florianópolis. A novidade deste ano é que a capital pernambucana, Recife, pretende se candidatar, com o apoio da Embratur, para sediar a IGLTA 2019.

Participação

Este ano será a maior participação institucional do País na  IGLTA desde 2012. As cidades de São Paulo, Florianópolis e Recife serão os destinos em destaque durante a convenção. A Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABRAT–GLS), parceira do Instituto desde 2010 na promoção e divulgação dos destinos brasileiros para o segmento, também estará presente, representada pela presidenta, Marta Dalla Chiesa.

Promoção

No primeiro dia do evento, a equipe da Embratur irá promover um almoço para 150 agentes e operadores do segmento. O almoço ocorrerá no intervalo da rodada de negócio, que ocorrerá durante todo o dia. Durante a explanação, serão apresentados os principais produtos e destinos brasileiros LGBT.

Preparação

Durante a convenção, serão realizados seminários e workshops sobre o segmento de turismo LGBT no mundo, com a apresentação de boas práticas e temas relacionados. No último dia, 11 de abril, o evento será aberto ao público, e o Instituto terá espaço para apresentação do programa, promoção dos produtos e destinos brasileiros.

Procura

Hoje, o Brasil é um dos países mais procurados na América do Sul pelos turistas LGBTs. Com a realização de mais de 180 Paradas LGBTs por ano, o País oferece cultura, lazer e entretenimento, bem como aquisição de artigos de luxo.

Turismo

Em busca de promover o Brasil como destino LGBT, a Embratur tem desenvolvido a promoção internacional do segmento baseada em dois eixos: participação em feiras e eventos internacionais, e ainda no apoio à estruturação do trade que opera o receptivo no Brasil, em parceria com a ABRAT-GLS, associação que lidera o segmento no mercado turístico brasileiro.

Perfil

Esses turistas realizam em média 4 viagens por ano em período de baixa temporada, gastando mais com cultura, lazer e entretenimento, bem como aquisição de artigos de luxo. A duração da estadia é o dobro do turista comum e 87% utiliza agencias para realizar as viagens (conforme dados do Departamento de Estado dos EUA), dada a necessidade de confiança que o segmento demanda. De acordo com a IGLTA, o mercado de viagens gays e lésbicas movimenta US$54 bilhões anuais.

Divino

A Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba, recebe de hoje a domingo, o V Encontro Estadual das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo. A quinta edição do evento pretende reunir as cidades que celebram o Divino, congregando devotos, dirigentes culturais, festeiros, pesquisadores e a comunidade em geral.

Intuito

O encontro tem o intuito de fortalecer o intercâmbio entre os participantes, contribuindo para o estudo e maior compreensão do culto ao Divino Espírito Santo na região.
A festa começa hoje com uma missa de abertura às 19 horas, que será conduzida pelo Padre Alessandro Coelho, Pároco da Catedral Divino Espírito Santo. Logo após, às 20h30, a programação prevê a Implantação da Bandeira da Paz no Monumento, na praça em frente à Catedral, e o encontro com os devotos e festeiros da Catedral.

Solenidade

A abertura solene será no sábado, às 9h. O encontro segue até o dia seguinte com extensa programação e inúmeras atividades, como orações, mesas partilhadas, levantamento do mastro, cavalgada, carreata, procissão pluvial pelo Rio Santo Antônio e o tradicional “Afogado” (ensopado de carne de vaca servido com farinha de mandioca), entre outras.

Viola

O público poderá prestigiar também apresentações culturais e artísticas com a Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro, com o grupo cantante Adoremus e Orquestra de Viola Matutos da Mantiqueira, de Joanópolis, e com a Folia de Santos Reis de Santo Antônio do bairro do Tinga. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.