BLOGUEANDO 10 – MAR – 2015

Bloguear 4

Pérolas

Falamos das Pérolas do Prefeito Antonio Carlos (PSDB) ao longo dos anos e esquecemos a sua principal. “Aos amigos a Lei, aos inimigos a Força da Lei”. Tsc, Tsc,Tsc, Tsc, lembro até hoje que essa citação resultou num enorme puxão de orelhas da Professora Eloiza Oliveira, aliás seu braço direito e uma das poucas mulheres que discute e o Prefeito dá ouvidos.

Casa Nova

O grupo Ancoradouro, da empresária e colunista Helô Lacerda, está respirando novos ares e horizontes. Nesta segunda – dia 9 de março, inaugurou um galpão na zona sul de Caraguatatuba, onde instalou a gráfica que imprime o Jornal de Ilhabela e o Diário do Litoral Norte. Junto com o seu Parque Gráfico as equipes de Contatos Publicitários de Caraguatatuba e Ubatuba também marcam presença diariamente no local.

Salários

E ontem citamos a visita do Prefeito aos estúdios da FM local, quando citou vários assuntos, entre eles sobre os salários dos Servidores Municipais. Segundo consta vários Servidores tem salários altíssimos, que se não forem reduzidos, acarretarão problemas futuros na Previdência Municipal.

Lei

Por outro lado o Sindicato dos Servidores alega que os tais gordos contra-cheques são de poucos Servidores e estes com mais de 20 anos de trabalho e que ao longo do tempo, conquistaram garantias e melhorias previstas em lei.

Impasse

Essa questão é antiga e sempre gerou um impasse. Por um lado existe a reclamação dos altos salários de alguns Servidores, mas por outro, estes expansivos soldos não foram dados de presente aos funcionários, mas sim, conquistados através de Códigos e Leis que beneficiaram o trabalhador, algumas feitas por Vereadores, outras pelo próprio Executivo ao longo de sua carreira no Funcionalismo Público Municipal.

Questão

A questão não é simples e a cada dia torna-se ainda mais delicada. O Poder Público não pode reduzir os altos vencimentos hoje existentes, mas pode criar mecanismos que reduzam alguns aumentos para amanhã. Ao mesmo tempo não se pode podar um Plano de Carreira para o Servidor pois você o irá desmotivar.

Previdência Municipal

Tem também a Previdência Municipal, que deverá se adequar aos altos contra-cheques de hoje e a alguns funcionários com gordos salários amanhã. O que não pode é podar, reduzir ou cortar vencimentos com a alegação de que o amanhã pode ser sombrio.

Câncer

A Professora Vicentina me parou no Supermercado para informar que a ACCC – Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba estará comemorando 11 anos de existência em 1º de abril, contando atualmente com 559 usuários locais.

Cúmplice

Lembro até hoje, do meu tempo na Câmara Municipal, das reuniões daquela dezena de mulheres guerreiras e lutadoras que eu presenciava nas galerias do Legislativo durante minha ida de um setor para o outro. Dona Vicentina diz que o fato de testemunhar a criação me torna cúmplice da entidade. Vida longa guerreiras!!!!!!!

Ovo

Houve uma época em que uma boa alma doou mensalmente durante um período uma boa quantidade de ovos a serem distribuídos entre os usuários. Através de nossos esforços consegui junto a uma distribuidora as caixas vazias para a devida distribuição.

Veto

A Câmara de Caraguá discute em Sessão Ordinária na data desta terça, Veto ao Projeto de Lei do Vereador Carlinhos da Farmácia, que trata do Carnaval de Antigamente. O Edil tentou manter o referido evento na Praça do Coreto de forma definitiva, contrariando a mudança feita pela Prefeitura para a Praça de Eventos.

Errado

Já não é de hoje que a Câmara tenta remendar, consertar ou resolver alguma questão da maneira errada. Não cabe ao Vereador determinar locais ou datas de eventos ou acontecimentos municipais, apenas criar leis e fiscalizar o Executivo.