BLOGUEANDO 14 – ABR – 2015

Bloguear 7

Óbito 1

Faleceu há poucos dias o diretor aposentado da Prefeitura de Caraguatatuba, Eli Macedo. Foram mais de 25 anos devotados ao Serviço Público. Deixou filhas e netos.

Imortal

Remanescente da escola antiga, onde se escondia o jogo para não perder o poder e o controle, Eli Macedo era adepto do “Funcionário Imortal”, que centralizava em si todo o trabalho e a responsabilidade sobre um projeto ou programa. Pela escola antiga “Funcionário Imortal” trancava tudo na gaveta quando saía de férias e o que nela estivesse, ficaria parado até o seu retorno.

Entrevero

Ficou célebre o entrevero entre Eli Macedo e o Prefeito Antonio Carlos, que resultou numa ação trabalhista com o servidor ficando em casa até se aposentar, visto que o prefeito não queria cruzar com Macedo pelos corredores do Paço.

Parceiro

Trabalhei com Eli Macedo de 1989 a 1992, na gestão do finado José Bourabeby. Eu na Assessoria de Imprensa e ele como Diretor Administrativo.

Óbito 2

Quem recentemente foi para junto do criador foi Haroldo Di Giaimo, um dos primeiros e mais velhos Corretores de Imóveis em atividade na cidade. Di Giaimo foi o primeiro a inserir a “Imobiliária Conceito” no dia-a-dia da cidade.

Famoso

Dentre seus filhos e netos podemos citar Alexandre Di Giaimo, arquiteto de renome e articulador de movimentos ambientais e urbanísticos no município e Renata Sommerfeldt, neta e jornalista trabalhando na capital.

Caso

Tenho gravado em minha memória um caso relacionando Haroldo Di Giaimo com o esporte. Certa vez o filho Alexandre queria um aro de basquete para treinar no quintal de casa. Como o seu Di Giaimo não sabia onde comprar, foi até o mais famoso e conhecido serralheiro da época, Lauro, um afro brasileiro do tamanho de um armário que recebeu a incumbência de fazer o aro. Lauro perguntou qual seria o tamanho e o seu Haroldo levou uma bola. Lauro mediu a bola, pegou uma haste de ferro e simplesmente fez a haste se tornar um círculo, com as próprias mãos. Depois disso fez os ajustes na solda.

Pintor

Exímio pintor, suas obras no estilo figurativo mostram a categoria de seus traços, a firmeza de sua mão e a sensibilidade da imagem escolhida com a respectiva posição. Foram tantas obras realizadas que o seu Haroldo criou um espaço para suas pinturas. Espera-se agora a revitalização do espaço, com uma exposição permanente.

Festa 1

Deixa eu entender: Caraguá comemora 158 anos no dia 20 de abril e para isso contratou vários grupos musicais para se apresentarem na Praça de Eventos do Porto Novo do dia 18 ao dia 21, certo???? E totalmente correto!!!!!

Festa 2

A Rádio Oficial vai comemorar aniversário no dia 21 e está anunciando como atração para a festa o mesmo show que a Prefeitura contratou para o aniversário de Caraguatatuba. Você consegue entender???? Tá esquisito né………!!! Meio enrolado…………..!!!!!!

Festa 3

Eu só queria entender quem está fazendo bonito com o chapéu dos outros. No passado criticavam o Prefeito que tinha por costume fazer isso.

Patrimônio

E tem gente comprando terrenos no Cidade Jardim, amealhando um patrimônio digno de aposentadoria antecipada. Se fosse pessoa comum tudo bem, seria normal, mas sendo pessoa ligada ao Poder Público fica uma danada de uma pulga atrás da orelha. Como conseguiu??? Qual o objetivo??? Com que dinheiro???

Sujo

E tem gente conhecida na cidade que nunca foi flor que se cheire, mas que agora está mexendo com coisa ilícita, tendo apoio em credenciados para a lei e a cobertura de quem defende a lei. Segundo consta estão de olho e a casa vai cair logo logo. Uma pergunta: Para que isso???

St. Patrick Day

E no último sábado realizaram a festa comemorativa de St. Patrick Day – em português seria a Festa de São Patrício – e se não me engano, comemora-se o Dia dos Namorados nos Estados Unidos. Esta festa é de origem Celta (Irlanda) e comemora-se na Europa e América do Norte.

Nacionalismo

Nada contra o evento, porém penso que os organizadores de festa na cidade deveriam concentrar seus esforços na manutenção e até criação de eventos com espírito nacional. Sempre fui contra festas como o Halloween e outras, por serem de origem estrangeira. Defendo festas do Folclore, Mula sem Cabeça, Congada, Samba de Roda, etc…….

Exemplo

Ao invés da Festa de São Patrício, porque não realizar a “Festa Aquecendo Caraguá”, um esquenta antes do aniversário da Cidade.