Blogueando 19 – MAI – 2015

Bloguear 10

Dica

Vocês se lembram que alguns comércios andaram mudando de dono depois de muitos anos??? Pois é percebam se após a troca na direção houve alguma alteração, principalmente nos produtos ali vendidos.

De Olho

Normalmente os novos donos tem o pensamento retrógado de ganhar imediatamente após pagar pela nova aquisição e para isso, destroem a qualidade de alguns itens ou elevam os preços dos itens existentes, como se o dinheiro do consumidor brotasse das árvores. É bom ficar de olho.

Papai

E o Vereador Julio Alves anunciou que vai ser papai. O nome do rebento, o herdeiro e primogênito é do sexo masculino, deve nascer em outubro e não teve o nome revelado.

Era o Autor

Sobre o projeto que aumenta o número de Vereadores, na Câmara de Caraguá de 15 para 17, Julio Alves conta que era o autor da propositura, mas ao comentar com o Vereador Carlinhos da Farmácia, o mesmo protocolou antes dele.

Objetivo

O objetivo do projeto, segundo o Vereador é o de aumentar a representatividade do povo, ou seja, com mais Vereadores, mais contribuintes terão mais fiscais para observar o trabalho da Prefeitura.

Baixa Qualidade

Para o Vereador quase autor o aumento no número de Vereadores não significa baixar a qualidade na Câmara, pois é o povo que escolhe seus representantes.

Explica

Na opinião desta coluna, aumentar o número de Vereadores é reduzir e baixar a qualidade do Legislativo, pois o aumento na quantidade significa a redução do Quociente Eleitoral e conseqüentemente a eleição de Parlamentares com pouca representatividade ou transladados ao poder, como vemos atualmente.

Mais Explicação

Esta coluna também não concorda com as atuais diretrizes eleitorais firmadas pelo Tribunal Superior Eleitoral e torce para que a Lei Eleitoral se modifique, eliminando a coligação no proporcional, bem como o quociente eleitoral, para que os mais votados na quantidade de cadeiras estipulada, sejam os eleitos.

Reeleição

Ao mesmo tempo o Vereador foi questionado se o projeto teria como objetivo a reeleição de todos os atuais Vereadores, com chance maior para aqueles que tiveram poucos votos ou uma atuação inexpressiva. Julio Alves disse que não foi essa a sua intenção.

Idêntico

A mesma dúvida foi levantada na eleição de 2012, quando o Vereador Lobinho elaborou projeto aumentando de 10 para 15 Vereadores, quando os relatórios financeiros e administrativos apontavam que a Câmara manteria uma boa estrutura com no máximo 13. Nos bastidores os comentários diziam que o projeto era o salvador dos Edis da época.

Teoria

Ainda sobre o aumento de Vereadores, existe uma teoria, de autoria do ex-Vereador e hoje Secretário de Esportes e braço forte e mais do que confiável do Prefeito Antonio Carlos, Nivaldo Alves, de que o ideal é que uma Câmara tenha o maior número de Parlamentares possível, pois desta maneira, o controle do Prefeito sobre o Legislativo é ainda mais difícil. Julio Alves concorda com a teoria, que pertence a seu tio.

Incorreta

Esta coluna já abordou esta questão em edições anteriores, enfatizando que a mesma é incorreta ou não deu certo, pois analisando as últimas administrações, viu-se que os Prefeitos mantiveram o controle sobre os Vereadores, não importando o número.

Nepotismo

E o Ministério Público em Caraguatatuba está formalmente “pedindo a cabeça” da jovem causídica Tatiane, que está ocupando vaga no Jurídico da Câmara Municipal e por ser sobrinha do Vereador Lobinho, age em desconformidade com orientação da Promotoria, num caso claro de Nepotismo.

Caçada

Entre 2011 e 2012 o Ministério Público engendrou uma sinuosa campanha contra o Nepotismo no Poder Público em Caraguatatuba. Só na Câmara Municipal a orientação era pela exoneração de 24 pessoas, todas ligadas em parentesco aos Vereadores daquela época.

Reunião

O BLOG CONTRA & VERSO procurou o Presidente da Câmara de Caraguatatuba, Vereador Chininha, para saber sua posição sobre o fato na última sexta-feira e em todas as ocasiões ele estava em reunião com o Jurídico da Câmara. Na terceira tentativa, já após o expediente, o celular do Edil estava desligado.

Encaminhou

Mesmo alegando muito trabalho no atendimento da população, o Presidente Chininha disse que encaminhou o pedido do Ministério Público para o Jurídico da Câmara.

Posicionamento

Sobre o seu posicionamento o atual Chefe do Legislativo informou que deverá seguir o que rege o ofício do MP, ou seja, a causídica Tatiane, sobrinha do Vereador Lobinho deverá ser exonerada.

Outro

Se observarmos a fundo, este não é o primeiro caso de Nepotismo ocorrido na Câmara nesta gestão. Temos o Nepotismo cruzado da filha do Secretário de Serviços Municipais, Sérgio Braz, a jovem e recém-formada advogada Letícia Braz, que ocupa cargo na Chefia de Gabinete do Legislativo, com o vultuoso salário de R$ 12.600,00 mensais.

Explicando

Nepotismo é quando um Servidor Público, seja concursado ou comissionado, nomeia parente de até segundo ou terceiro graus para cargo na mesma pasta, setor ou poder. Nepotismo cruzado foi a maneira de fugir da lei, mas que já foi descoberta e se apresenta da seguinte maneira: Um Secretário Municipal indica sua filha para o Legislativo, enquanto que um Vereador consegue nomear algum parente na Prefeitura.

Bomba

E mais um fato movimenta os bastidores políticos da atual administração Caraguatatubense, marcada por um trabalho familiar. A esposa do Secretário Adjunto de Turismo, Cláudia Avelar Burihan tem contrato com a Prefeitura Municipal em Gestão de Tecnologia Educacional. Apenas em 2 meses já teria recebido mais de R$ 50 mil.

Expert

Segundo o jornalista, Cláudia Avelar é uma das profissionais mais categorizadas na área de Tecnologia Educacional, com cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado no assunto, sendo citada como referência pelo Instituto Ayrton Senna.

Licitação

Segundo Salim a esposa concorreu a licitação e por isso, tem direito conquistado, não considerando a vitória e prestação de serviço como sendo algo ilegal ou imoral.

Discorda

Esta coluna discorda e tem como pensamento que qualquer familiar ligado a agente político detentor de cargo comissionado ou efetivo, não deve participar de certames licitatórios, pois mesmo que a vitória seja na maior lisura, o que não estamos questionando, com certeza alguém vai dizer e comentar que só conseguiu a vitória por ser parente de fulano ou cicrano.

História

Este fato só vem adicionar a outro existente, como o contrato de Ana Beatriz Andrade Antunes, que tem contrato para extermínio de insetos no município. Ana Beatriz é filha da Chefe de Gabinete da Prefeitura, Eloíza Antunes.

Afinidade

Além dos já citados, há também o caso de Nepotismo por afinidade, do genro do Prefeito Antonio Carlos, Felipe Augusto, que ocupa a Secretaria de Governo e se prepara para concorrer as eleições em São Sebastião.