O candidato a Presidente Jair Bolsonaro e seus colegas do PSL – Partido Social Liberal foram os campeões de voto em Caraguatatuba e em todo Litoral Norte. Os candidatos locais tiveram votação razoável e a região não elegeu nenhum representante. A chuva no domingo incomodou mas não atrapalhou o andamento das eleições gerais na região.

A chuva que alternou entre fraca e forte, dependendo do local, entrecortada por pequenos momentos de estiagem não impediram os eleitores de Caraguatatuba e do Litoral Norte de votar nas 850 seções e 115 locais espalhadas pela região. O Blog Contra & Verso acompanhou o movimento no Colégio Módulo, no centro da cidade, o segundo maior local de votação na cidade, com 13 seções e 4.029 eleitores, perdendo apenas para a Emef Alaor Xavier Junqueira com 14 seções e 4.642 eleitores aptos para o voto.

O tempo de voto do eleitor ficou na média de 35 segundos, com o tempo total de votação, desde a entrada na seção até a finalização do voto oscilando de um minuto e 20 segundos até três minutos e cinco segundos. O tempo na fila variava de dois a cinco minutos. Um único problema ocorrido no período da manhã se deu na seção 17, quando um eleitor parou o movimento de votação por mais de 20 minutos, pois usou a urna eletrônica como se fosse um caixa eletrônico de banco, ou seja, ficava apertando a tela com o dedo na ânsia de aparecer os números de seus candidatos.

Outro problema, também na seção 17, se deu quando a Presidente da seção tentou impedir a reportagem do Contra & Verso de fotografar a seção do corredor. O TSE – Tribunal Superior Eleitoral – proibiu fotografias da urna e dos eleitores votando, liberando as fotografias das seções em plano aberto. O Blog confirmou estas fotografias com um dos representantes da Justiça Eleitoral presente no local, mas mesmo assim a Presidente da seção proibiu a fotografia. Mesmo com a liberação pelo TSE foram poucos os eleitores com camisetas ou adesivos de candidatos.

Até o fechamento deste texto não havia números sobre votos brancos e nulos no site do TSE, apenas as abstenções, na ordem de 24,43%. O Cartório Eleitoral, devido ao grande montante de trabalho decorrente da eleição só poderia divulgar o número de justificativas no final da tarde de hoje. Até às 12 horas de ontem, somente no Módulo, foram feitas 60 justificativas. Cada local de votação tinha funcionários da Justiça Eleitoral para orientar os eleitores na elaboração da justificativa.

Em Caraguatatuba foram registradas cinco ocorrências eleitorais, como travamento da impressora de urna, travamento de urna e travamento da bobina de urna. As ocorrências se deram no Massaguaçu, Morro do Algodão e escolas Gardelin, Geraldo de Lima e Antonia Ribeiro. No âmbito do Litoral Norte a Polícia Militar fez registro apenas na cidade de Ubatuba, com cinco Crimes Eleitorais que resultaram na detenção de oito pessoas, todas por Boca de Urna e distribuição de material.

Com o encerramento do pleito às 17 horas, o resultado na sua totalidade era visível por volta das 22 horas. Para Presidente Jair Bolsonaro recebeu 34.897 votos, seguido de Geraldo Alckmin com 9.564 e Fernando Haddad com 8.828 votos. Para Senador Major Olímpio recebeu 26.629 votos, seguido de Mara Gabrili com 18.171. Para Governador João Dória foi o mais votado com 20.402 votos, seguido de Paulo Skaf com 12.007 e Márcio França com 11.216 votos. No quesito Deputado Estadual Michelli Veneziani foi a mais votada com 12.095 votos, seguido de Janaína Paschoal com 6.293 e para Federal Eduardo Bolsonaro recebeu 6.583 votos, tendo Carlos Sampaio em segundo com 4.440 votos.

Em São Sebastião a campeã de votos para Deputado Estadual foi Michelli Veneziani com 9.378 votos, Toninho Colucci o mais votado para Federal com 5.620, João Dória Jr. para Governador com 11.501, Bolsonaro para Presidente com 20.409 votos e Major Olímpio para o Senado com 15.467 votos. Na cidade de Ubatuba Janaína Paschoal foi a mais votada para Deputado Estadual com 5.509 votos, Eduardo Bolsonaro com 5.211 votos para Federal, Major Olímpio com 22.018 para o Senado, João Dória Jr. com 14.768 votos para Governador e Jair Bolsonaro com 27.411 para Presidente. Finalizando, em Ilhabela Janaína Paschoal recebeu 1.537 votos para Deputado Estadual, Antonio Colucci com 8.723 para Deputado Federal, Major Olímpio com 7.608 para o Senado. João Dória com 4.996 para Governador e Bolsonaro com 8.781 para Presidente.

Durante a semana o Blog Contra & Verso publicará textos com os votos dos candidatos da região nas cidades do Litoral Norte, além de um reflexo das Eleições Gerais 2018 na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *