A Câmara Municipal de Caraguatatuba iniciou em 24 de Maio – Terça-Feira – Dia de Sessão Ordinária o sistema de Votação Eletrônica para as suas proposituras. O sistema pode ser antigo em algumas cidades, mas em Caraguá e no Litoral Norte o fato é inovador, colocando o Legislativo no rol das cidades mais avançadas do Brasil.

“Aqueles que estiverem a favor permaneçam como estão!!!”. Esta é a frase mais comum proferida em dia de Sessão Ordinária pelo Presidente da Casa de Leis quando da votação de um Projeto dos mais variados tipos ou Requerimento. Na Câmara de Caraguatatuba essa era a frase mais comum e tradicional proferida em dia de sessão, pois desde o dia 24 de Maio, quando entrou em funcionamento o Sistema de Votação Eletrônica no Legislativo.

Antes do novo sistema a votação final era anotada na última folha da pasta de cada propositura e nos últimos 20 anos registrada pela gravação da sessão em vídeo. Com o novo sistema além da anotação e do registro em vídeo o painel eletrônico também será registrado.

O novo sistema modifica apenas a votação das proposituras, pois os Projetos continuam a serem protocolizados pelos Vereadores autores, elaborados pelo setor Legislativo, passam pelas Comissões, que agora podem vetar no caso da negativa de duas das três existentes, vão a plenário para leitura, são colocados para votação por escolha do Presidente, são discutidos em plenário pelos Vereadores e colocados em votação e no caso de aprovação, sancionados pela Presidência do Legislativo.

As diferenças acontecem apenas na votação. Quem acompanha a Sessão pela Internet e futuramente pela Camuca Flix ou TV Câmara, verá os votos dos Vereadores em tempo real, assim como quem estiver nas galerias do Legislativo, que verá a votação no telão do plenário. Quem acompanhar a transmissão pelo Rádio saberá pelo Presidente o placar final.

O novo placar de votação da Câmara terá a foto colorida de cada Vereador e ao lado as palavras FAVOR, CONTRA, ABSTEVE e TOTAL, com a foto de cada Vereador ficando iluminada após a sua votação. O Vereador que faltar a sessão terá a sua foto em Preto e Branco. Para proceder a votação pelo novo sistema cada Vereador recebeu um Notebook, que ele acionará segundo a sua vontade na hora da votação.

Através deste sistema a Câmara de Caraguatatuba entra para o rol das cidades de grande porte e capitais do Brasil, além da Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Senado, levando tecnologia e facilidade para a votação de seus projetos. O sistema faz parte das promessas de automação, desenvolvimento e modernização da Câmara de Caraguá na gestão do Vereador Tato Aguilar, que consegue impulsionar melhorias e devolver grandes quantias do Orçamento Anual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *